Detran intensifica ações educativas em Belém para reduzir sinistros de trânsito em 2026
Com foco em vias de alto fluxo como a Augusto Montenegro, agentes orientam condutores, ciclistas e pedestres sobre condutas preventivas
As ações educativas do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) serão reforçadas em Belém a partir deste mês. Na manhã desta sexta-feira (30), as atividades em vias públicas foram retomadas na capital com o objetivo de intensificar as orientações à população sobre os principais fatores de risco de acidentes de trânsito.
Nos próximos dias, os agentes de educação do Detran farão abordagens preventivas na avenida Augusto Montenegro, uma das vias mais movimentadas da cidade. Durante a ação, ciclistas, pedestres e condutores são abordados para ouvir dicas de segurança e atitudes preventivas que podem preservar vidas no trânsito.
O uso do cinto de segurança por todos os ocupantes do veículo, o respeito aos limites de velocidade e da sinalização viária, o uso obrigatório do capacete, o risco de manobras irregulares e o não uso do celular ao dirigir estão entre as principais orientações do Detran.
A abordagem de ciclistas também está no foco da operação, já que a Augusto Montenegro registra uma grande circulação diária de bicicletas, porém parte dos ciclistas ainda insiste em trafegar fora da ciclofaixa ou pela pista do BRT, aumentando os riscos de colisão.
“Estamos fazendo um planejamento diferenciado para 2026 no sentido de atender a população de uma forma mais lúdica, pedagógica e intensa. Começamos pela avenida Augusto Montenegro, por ser próxima ao Detran e pelo fluxo intenso e onde há risco aos mais vulneráveis com orientações sobre a mobilidade segura”, explicou a coordenadora de educação do Detran, Celina Koury.
Em Belém, as ações ocorrem duas vezes na semana em vias de maior movimentação. O agente de educação Rodrigo Freitas direcionou as abordagens para a faixa de pedestre, pois, segundo ele, esta sinalização é constantemente desrespeitada por veículos, especialmente motociclistas. “Eles costumam atravessar na moto encima da faixa, o que é irregular. Além de incidir em autuação, essa manobra perigosa pode ocasionar sinistro com o pedestre e com o próprio motociclista. A orientação é descer da motocicleta e atravessar na faixa caminhando. Da mesma forma, o pedestre deve atravessar com cuidado, evitando distrações com o celular, por exemplo”, reforçou.
A agente de segurança Karine Damasceno se desloca a pé diariamente para o trabalho, na Augusto Montenegro, e afirma que as imprudências na faixa de pedestre são recorrentes. “O sinal mal fecha e os motociclistas já estão passando por cima da faixa, só faltam atropelar a gente, então estou achando essa ação do Detran maravilhosa, porque essa orientação é muito importante pra tentar conscientizar a todos”, comentou.
