Igepps promove sessão de cinema e debate para celebrar o protagonismo de segurados aposentados
Evento em alusão ao Dia da Pessoa Aposentada utilizou documentário para refletir sobre envelhecimento ativo e fortalecer vínculos institucionais.
Em alusão ao Dia da Pessoa Aposentada, celebrado em 24 de janeiro, o Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Pará (Igepps) promoveu, nesta sexta-feira (30), uma sessão de cinema com o objetivo de valorizar o envelhecimento ativo, estimular a reflexão sobre essa etapa da vida e fortalecer o vínculo institucional com os segurados.
Os aposentados assistiram ao videodocumentário “O Envelhecer de Cada Um”, produção que aborda diferentes vivências do envelhecimento, destacando desafios, conquistas, autonomia e qualidade de vida.
"A intenção foi ultrapassar o caráter comemorativo e destacar o protagonismo das pessoas idosas, ampliando as possibilidades de significação da velhice para além de estigmas historicamente construídos", explicou a psicóloga Luzia Poça, servidora do Núcleo de Atenção Psicossocial do Igepps, setor responsável pela realização do Cine Debate.
Recursos artísticos, como o cinema, têm potencial na promoção de habilidades socioemocionais, processos de identificação e de elaboração subjetiva. "São atividades que fortalecem a participação social e o senso de pertencimento, criando espaços de diálogo e troca de experiências, essenciais para a promoção da autonomia e qualidade de vida do nosso público”, acrescentou Luzia Poça.
Após a exibição, um bate-papo, mediado com apoio da assistente social do Igepps, Marcella Takeshita, possibilitou a troca de experiências e reflexões sobre o papel social da pessoa aposentada.
"O envelhecimento ativo passa pela escuta, pelo pertencimento e pela participação social. Esses encontros ajudam a fortalecer laços e a construir uma percepção mais humana e positiva dessa etapa da vida", disse Marcella, acrescentando: "Quando se atinge a idade de pessoa idosa, a vida não acaba e a aposentadoria também é uma nova etapa da vida. Os relatos de pessoas idosas, que já passaram por essa transição, exibidos no documentário, ajudaram a demonstrar aos segurados, que eles não estão sozinhos nesta jornada".
Temas como saúde física e emocional, participação social, novos projetos de vida e a importância de políticas públicas voltadas à pessoa idosa estiveram em pauta.
Para Valdomira dos Santos, de 66 anos, ex-servidora da Secretaria Estadual de Educação, o Cine Debate representou uma oportunidade de reconhecimento e integração, além de incentivar uma visão positiva e ativa do envelhecimento.
"Foi um momento muito especial. A gente se vê refletido nas histórias do documentário e percebe que envelhecer também é continuar aprendendo, convivendo e se reinventando. Agradeço pelo atendimento e carinho aqui no Igepps," elogiou dona Valdomira.
Para o aposentado Geraldo Bentes, foi uma grande experiência: "Vivemos muitas coisas na vida pública e hoje, graças a Deus, eu sou aposentado. O Igepps me proporcionou hoje uma nova vivência”.
O evento faz parte de um cronograma do Igepps voltado à pessoa aposentada, que destaca a importância de iniciativas para celebrar o envelhecimento saudável como uma fase de novas possibilidades.
“Mais do que garantir direitos previdenciários, o Instituto tem a missão de cuidar das pessoas. Momentos como este reforçam o bem-estar, o respeito e a valorização dos servidores que tanto contribuíram para o serviço público”, afirmou o presidente do Instituto, Washington Albuquerque.
