Alunos da rede pública estadual comemoram aprovação nos vestibulares da Uepa e UFPA
A divulgação das listas de aprovados em duas das principais instituições de ensino superior do Pará ocorreu nesta sexta-feira, dia 30 de janeiro
Um dia inteiro de festa e muita comemoração para os estudantes da rede pública estadual. O tão aguardado anúncio dos listões da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e da Universidade Federal do Pará (UFPA) levou dezenas de milhares de calouros para as ruas de Belém e interior do Estado.
Aprovado em Medicina pela UEPA - Campus Marabá, o estudante Fábio Gabriel dos Santos Dias declarou que sua aprovação é uma recompensa pelo esforço de seus familiares e vários profissionais da rede pública estadual. "Todo o acesso ao ensino que eu tive foi dentro da Escola Estadual de Tempo Integral Liberdade, com todo o apoio que os professores davam, com todas as aulas. Sou fruto do esforço dos meus pais, que me proporcionaram a só estudar, e não ter que me dividir em uma jornada dupla de trabalho e estudo”, pontuou. “Agradeço muito à equipe da Escola Liberdade. Quando eu precisava de apoio acadêmico, eles me auxiliavam. Quando eu precisava até mesmo de apoio emocional, eles também me auxiliavam. Então, sou o resultado do esforço de muitas pessoas", completou.
“O Albanízia foi fundamental nesse meu processo para chegar às minhas aprovações. Hoje, até esse exato momento, eu contabilizo cinco aprovações: Matemática, na Uepa; Engenharia Mecânica, na Universidade Federal do Oeste do Pará; Engenharia Elétrica, no IFPA; Engenharia Ambiental, no Instituto Federal Goiano; e Engenharia Matemática, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Sou grato por todo o incentivo dos professores, da direção e todos os profissionais que atuam na Albanízia, pois a escola abriu portas para mim e me fez alcançar lugares de reconhecimento”, ressaltou Bryan Barbosa, estudante da Escola Estadual Albanízia de Oliveira Lima, em Belém.
Albert Mendes Rocha é aluno da Escola Estadual Augusto Olímpico, no bairro de Canudos, em Belém. Ele relata a emoção de ouvir seu nome pela rádio no curso de Medicina, pela UEPA e UFPA, um sonho que se tornou realidade. “Eu estudei desde criança em escola pública, com esses professores excelentes. Muito obrigado, Augusto Olímpio, por tudo o que vocês fizeram por mim!”, agradeceu o estudante.
O aluno ainda aproveitou e deixou uma mensagem para os futuros calouros de Medicina. “Nunca desistam! Muitos vão dizer que vocês não são capazes, porque fulano de tal estuda no melhor cursinho que você, porque fulano de tal acorda cedo, estuda desde criança. Ele tem ar-condicionado, projetor. Obviamente, que nem todo mundo tem essa oportunidade. Eu também não tive. Mesmo assim, hoje eu estou aqui, tri calouro de Medicina” frisou. “O que importa é o foco de vocês. É isso que importa realmente. Foi isso que eu entendi para poder alcançar o meu objetivo. Então, nunca desistam dos seus sonhos, mesmo que dure muito tempo. Sempre permaneça persistente, seguindo esse caminho”, incentivou.
O secretário de Estado de Educação, Ricardo Sefer, classifica o resultado como fruto da dedicação de cada estudante e também de investimentos do poder público em qualidade para o processo de ensino.
“A aprovação dos nossos estudantes em universidades públicas é motivo de grande orgulho para todos que trabalham com educação no Estado do Pará. Esse resultado reafirma que investir em educação pública de qualidade gera resultados concretos. Cada vaga conquistada representa o esforço dos alunos, o apoio das famílias e o trabalho comprometido dos professores e gestores escolares. Esses jovens mostram que, com dedicação e oportunidades, é possível transformar sonhos em realidade. Seguiremos fortalecendo políticas educacionais que garantam ensino de qualidade, equidade e mais chances de acesso ao ensino superior para todos”, pontuou o titular da Seduc.
Resultados - O reitor da Universidade do Estado do Pará (UEPA), Clay Chagas, destaca que 75% das vagas na UEPA foram preenchidas por estudantes oriundos da rede pública estadual.
“A Universidade do Estado do Pará, desde o ano passado, decidiu estabelecer cotas e reservas de vagas. Então, nós temos o vestibular tradicional, que é o que a gente chama de Prosel, que são 3.900 vagas distribuídas para todos os cursos da universidade, para todos os campos. Mas também, nós temos vestibulares especiais: um vestibular exclusivo para a população indígena, população quilombola, música e letras-libras. Na realidade, são quatro. É uma reserva de vagas e mais dois especiais” frisou o reitor. “Hoje a universidade vem seguindo um padrão anual. Nós temos quase 75% das nossas vagas ocupadas nesse vestibular por alunos oriundos das escolas públicas do Pará”, complementou.
Vestibular UFPA - No período da tarde, a comemoração ficou por conta da lista dos aprovados na Universidade Federal do Pará (UFPA). Para o coordenador do programa Enem Pará, coordenado pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o projeto conquistou aprovação de cursos bastante concorridos. "Hoje, é um dia muito feliz para nós, que somos da educação pública do Estado. Estamos celebrando muitas aprovações, em todos os cursos e também naqueles que são conhecidos por serem mais concorridos”, celebrou.
Na avaliação do coordenador, o expressivo resultado reflete “o empenho dos nossos alunos, mas também a importância de trabalhar junto às escolas o programa Enem Pará. Vamos continuar aperfeiçoando, com mudanças e melhorias com o objetivo de proporcionar uma educação pública de qualidade", concluiu.
Thiago Brito do Rosário é da Escola Estadual Avertano Rocha, localizada em Icoaraci e comemora as aprovações nas universidades e seu ingresso no ensino superior. "Eu, na verdade, não sei nem o que eu estou sentindo, parece que estou só dormindo, esse aqui é um sonho e amanhã eu vou acordar e vai estar tudo como era antes. Eu não sei nem o que dizer, já chorei, já gritei, mas eu não sei o que eu estou sentindo muito bem. É um mix de sentimentos, como se não fosse verdade. Mas eu estou muito ansioso e na expectativa para saber como é na universidade, o curso, estou esperançoso e com muita alegria de ter passado", celebrou Thiago
