Hospital Regional do Marajó tem Grupoterapia para acolhimento de mães e pacientes
Iniciativa da unidade, em Breves, oferece um espaço com escuta qualificada de equipe multiprofissional para ampliar o bem-estar de assistidos
Com o objetivo de minimizar o estresse, a ansiedade e o sofrimento emocional de mães com filhos internados, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, desenvolve o projeto “Grupoterapia”, conduzido pelo Setor de Psicologia Hospitalar. A iniciativa oferece um espaço de acolhimento e escuta qualificada, onde as participantes podem compartilhar sentimentos e vivências, fortalecendo vínculos entre si e com a equipe multiprofissional da unidade. O mais recente encontro do projeto foi realizado, na sexta-feira (30), contou com a apresentação de um documentário e roda de conversa, além de um lanche.
Psicólogo do Regional do Marajó, Vinícius Vanzaler destaca a importância de momentos como esse para o fortalecimento emocional de pacientes e familiares da UTI Infantil, ressaltando que a troca de experiências permite a elaboração dos sentimentos vivenciados durante o período de internação.
Segundo o profissional, ações que promovem a escuta, o diálogo e a humanização do cuidado contribuem significativamente para o enfrentamento do adoecimento, favorecendo o acolhimento, a construção de esperança e o fortalecimento dos vínculos entre usuários e equipe multiprofissional. “Iniciativas como o Grupo de Mães de UTI com recursos como o cine com café e bolo ampliam o cuidado para além do aspecto clínico, reconhecendo a dimensão emocional como parte essencial do processo de saúde”.
Aprovação - Para Kilene Mendes dos Santos, de 18 anos, “O café foi um momento bom de descontração e aprendizado”. Ela explica que as atividades propostas pela equipe do hospital foram importantes para renovar sua força enquanto aguarda a recuperação de seu bebê.
Dados – O HRPM fechou 2025 com mais de 359.760 atendimentos prestados à população marajoara e atingiu 99,47% de aprovação de seus usuários, reforçando seu papel essencial na rede pública de saúde.
O HRPM é parte da rede estadual de saúde, sob gestão da Sespa, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A unidade oferece atendimento de média e alta complexidade, sendo referência para a população do Marajó ao descentralizar serviços especializados. O Hospital Regional Público do Marajó funciona na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro, em Breves.
Texto de Pedro Amorim
