Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXCURSÃO NACIONAL

Estudantes do Curso Técnico em Guia de Turismo vão a Parintins para experiência prática e cultural

Durante quatro dias, os discentes da EETEPA Santarém puderam ter contato com a vivência prática e da realidade do mercado turístico

Por Bruna Ribeiro (SECTET)
02/02/2026 13h06

Cerca de 40 alunos e ex-alunos do Curso Técnico em Guia de Turismo da EETEPA Santarém - Francisco Coimbra Lobato participaram de uma excursão nacional para o município de Parintins, no Amazonas, que proporcionou quatro dias de vivência prática, consolidando conhecimentos adquiridos em sala de aula e aproximando-os da realidade do mercado turístico. A iniciativa começou na quinta-feira (29) e se encerrou no domingo (1º).

“Essa formação em nível nacional, realizada pela EETEPA Santarém representa um marco histórico para a qualificação profissional no Oeste do Pará, pois amplia horizontes, fortalece a autonomia, o planejamento e a visão crítica dos estudantes, preparando-os para atuar de forma ética e competente não apenas em seus territórios de origem”, ressalta o professor, Pablo Viana, responsável pela atividade.

Durante a viagem, os estudantes tiveram a oportunidade de explorar diversos pontos históricos e culturais da cidade, como o Obelisco de Parintins, a Cruz das Santas Missões, o Mercado Luiz Gonzaga, o Bumbódromo - onde ocorre a competição dos bois Garantido e Caprichoso -, e o curral dos bois. Além disso, puderam conhecer a arquitetura local, a gastronomia típica, gravuras e manifestações culturais que enriquecem o patrimônio da região.

“A Excursão para Parintins foi uma experiência muito enriquecedora. Pudemos conhecer de perto a cultura local e aprender sobre a história e as tradições da cidade. Parintins não vive só dos bois Garantido e Caprichoso, existe também o Carnailha, o boi Mirim que se apresenta uma semana antes do festival e não podemos deixar de falar na Camélia, que tivemos o privilégio de vê-la chegar”, explica a futura profissional de turismo, Ivanuzia da Silva. 

Juntamente com os professores, os alunos atuaram em todas as etapas da viagem, desde o planejamento da rota, definição de horários e logística, até a criação de materiais de divulgação, como panfletos informativos e materiais digitais. Essa participação ativa permitiu que experimentassem na prática funções essenciais do turismo, desenvolvendo competências como organização, comunicação, marketing, atendimento e gestão de grupos, habilidades fundamentais para sua formação profissional.

A aluna Irlane Jaqueline destaca ainda a importância de os alunos terem participado de tarefas essenciais que possibilitaram a ida a Parintins. “A excursão nos colocou em uma posição dupla. Ao mesmo tempo que planejamos e organizamos a viagem como futuros profissionais, também vivenciamos o papel de turistas. Enxergar por essas duas perspectivas foi extremamente enriquecedor, pois nos permitiu compreender o turismo tanto pelo olhar de quem conduz quanto pelo de quem vivencia o destino, ampliando nossa sensibilidade, empatia e cuidado”, acrescenta.

Texto: Áurea Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Bruna Ribeiro