HGT facilita acesso ao diagnóstico precoce com mutirão de agendamento para saúde da mulher
Iniciativa do Grupo de Trabalho de Humanização acolhe usuárias e reforça a importância da mamografia na prevenção do câncer de mama em Tailândia
Cuidar da saúde da mulher é um gesto de atenção, prevenção e amor à vida. Com esse compromisso, a gestão do Hospital Geral de Tailândia (HGT) realizou, na tarde desta quarta-feira (4), uma ação especial de agendamento para o exame de mamografia, facilitando o acesso a um dos principais exames na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama, beneficiando 30 mulheres que receberam orientações e já saíram com a data da mamografia definida.
A iniciativa integra atividade de educação em saúde alusiva ao Dia Nacional da Mamografia, celebrado em 5 de fevereiro, e reforça a importância do cuidado contínuo com a saúde feminina. Para tanto, a campanha prossegue até o final deste mês com a realização de mais duas etapas até completar 150 exames de mamografia, com datas que serão definidas e divulgadas, posteriormente.
As participantes dessa primeira etapa da ação farão o exame a partir da próxima semana. Mais do que um procedimento, a mamografia representa uma chance de detecção precoce, aumentando significativamente as possibilidades de tratamento e cura. Ao promover o acesso ao exame, o Hospital Geral de Tailândia reafirma seu compromisso com a promoção da saúde, o acolhimento e a qualidade de vida das mulheres da região.
A atividade foi organizada pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), das 14h às 17h. Para receber as participantes, a equipe montou uma banca identificada na cor rosa em frente ao Pronto Atendimento (P.A) da unidade, deixando o espaço acolhedor e ainda mais inclusivo.
A vice-coordenadora do GTH, Jéssica Raiane, destacou que a proposta da ação foi orientar, acolher e encaminhar as usuárias para a realização do exame de forma mais direta, dentro da programação organizada pelo HGT. A iniciativa teve o intuito de aproximar o serviço das mulheres que já circulavam pela unidade e estimular o cuidado com a própria saúde.
“Muitas vezes, a mulher sabe que precisa fazer o exame, mas acaba adiando. Quando a gente facilita o acesso e já organiza esse encaminhamento, ela se sente mais segura e motivada a cuidar de sua saúde”, observou a profissional.
Aprovação - Entre as contempladas pela ação, esteve a professora Elineude Oliveira, de 40 anos, que aproveitou a oportunidade para agendar sua primeira mamografia. Ela já realiza acompanhamento de um nódulo e destacou a importância do exame como forma de cuidado e prevenção.
“É a primeira vez que eu farei a mamografia, após orientação médica, como parte do acompanhamento de um nódulo. Esse exame é fundamental para descobrir o câncer de mama ainda no início, mesmo quando não há dor ou sintomas. Agradeço pela oportunidade, porque é muito importante incentivar outras mulheres, lembrando que, apesar de um leve desconforto, a mamografia é suportável e faz toda a diferença na prevenção e no cuidado com a saúde feminina”.
Dados - Em 2025, o HGT garantiu a realização de 1.277 exames de mamografia, dentro das ações voltadas aos cuidados com a saúde da mulher. Além disso, a unidade também disponibiliza exames de ultrassonografia ginecológica, consultas com médico ginecologista e outros atendimentos voltados ao cuidado integral da mulher.
Os exames das usuárias atendidas na ação, começarão na próxima segunda-feira (09), e seguirão nos dias seguintes, conforme o cronograma organizado pela unidade hospitalar. A mobilização integra as atividades de humanização desenvolvidas no HGT, com foco na ampliação do acesso aos serviços de saúde e no incentivo à realização de exames preventivos.
O HGT - O Hospital Geral de Tailândia (HGT) dispõe de 71 leitos. O acesso aos serviços é por meio da Central de Regulação Municipal. Os atendimentos de urgência e emergência são realizados em regime de livre demanda ou por encaminhamento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Rodoviária.
Texto: Vera Hojas
