Sectet promove workshop internacional de confeitaria na Usina da Paz Icuí-Guajará
Evento reuniu profissionais e empreendedores do setor para formação técnica e incentivo à geração de renda em Ananindeua
A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), realizou na noite da última quinta-feira (5) o Workshop Internacional “Empreendendo com Propósito na Confeitaria”, na Usina da Paz Icuí-Guajará, em Ananindeua. A ação teve como objetivo promover capacitação técnica e incentivar o empreendedorismo local por meio da gastronomia.
O evento reuniu estudantes, profissionais e empreendedores do ramo da confeitaria para uma tarde de palestras, aulas técnicas e troca de experiências. A iniciativa buscou ampliar as oportunidades de geração de renda, com foco no fortalecimento de pequenos negócios e no acesso ao conhecimento técnico de nível internacional.
“Este evento reforça o compromisso da Sectet com a democratização do acesso ao conhecimento técnico e com o fortalecimento do empreendedorismo nas comunidades”, destacou Victor Dias, titular da Sectet.
Conhecimento técnico e valorização do talento local
A programação foi iniciada com palestra da especialista Clicia Tenório, que abordou estratégias de marketing e comunicação visual aplicadas à confeitaria, mostrando como tornar os produtos mais atrativos e competitivos no mercado. Em seguida, a chef Sara Marcilene conduziu uma aula-show com foco em técnicas de acabamento, uso de corantes, colorimetria e padronização de produtos para comercialização.
A programação internacional foi marcada pela presença dos chefs Maître Pâtissier Pedro León (França) e Elireimundo Vincent (Venezuela), que compartilharam métodos profissionais e tendências contemporâneas da confeitaria internacional. Os participantes puderam acompanhar demonstrações práticas de finalização e apresentação de produtos com alto padrão técnico.
“Foi uma experiência muito enriquecedora poder compartilhar técnicas para os empreendedores daqui. Trouxemos métodos profissionais de acabamento, padronização e uso correto de insumos que fazem diferença no resultado final dos produtos”, ressaltou o chef Pedro León.
Depoimentos e transformação pela gastronomia
Empreendedora desde 2020, a confeiteira Antônia do Socorro ressaltou a importância da qualificação contínua e do apoio oferecido pela Usina da Paz.
“Acredito que essa formação vai acrescentar muito conhecimento, principalmente com técnicas novas. A confeitaria está sempre se renovando. Hoje, é minha principal fonte de renda. Já fiz vários cursos aqui na Usina e sigo me aprimorando e me reinventando”, contou.
Encerrando a programação, Julie de Lima, coordenadora do eixo Costura e Moda da Sectet, conduziu uma conversa com os participantes sobre propósito e empreendedorismo, reforçando a importância da formação continuada como instrumento de transformação social e econômica.
“Esta programação representa mais do que a troca de técnicas e sabores: ela simboliza oportunidades. É a Usina da Paz trazendo conhecimento de alcance global para dentro da comunidade, valorizando talentos locais, fortalecendo a qualificação profissional e abrindo caminhos para a geração de renda”, afirmou a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga.
Ações integradas para o desenvolvimento local
Com inscrições gratuitas, o workshop contou com a participação de parceiros do setor produtivo e destacou a importância da atuação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada para ampliar oportunidades de formação profissional e fortalecimento da economia local.
