Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INTEGRAÇÃO

Fasepa, Ministério Público e UFPA articulam cooperação técnica na área de nutrição

Visita institucional às unidades socioeducativas em Belém marca o início de projeto para qualificar o atendimento e oferecer novas perspectivas a jovens e servidores

Por Governo do Pará (SECOM)
06/02/2026 15h02

Unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) receberam, nesta quinta-feira (5), o 8º Promotor de Justiça da Infância e Juventude de Belém, Antônio Lopes Maurício, acompanhado pelo diretor Carlos Maciel, da Diretoria de Programas e Projetos (DPP) da Pró-Reitoria de Extensão (Proex); e pela diretora da Faculdade de Nutrição (Fanut), Margareth Carneiro, da Universidade Federal do Pará (UFPA), para um diálogo sobre a construção de um termo de cooperação técnica voltado à área de nutrição, a ser desenvolvido nas unidades da Fundação.

Durante a visita, os representantes conheceram as dependências das Unidades de Atendimento Socioeducativo (UASEs I e II) e do Centro Socioeducativo Feminino (Cesef), além de terem a oportunidade de dialogar com os servidores e socioeducandos.

Para o diretor de Programas e Projetos (DPP) da UFPA, Carlos Maciel, as parcerias interinstitucionais são fundamentais para o avanço das políticas públicas e sociais. “Essas articulações são essenciais para que, por meio de ações mais direcionadas e efetivas, os socioeducandos encontrem novas possibilidades e perspectivas que superem o contexto do conflito com a lei”, destacou.

A Proex tem como papel desenvolver a política de extensão universitária, aprofundando a discussão sobre a extensão como projeto social e sobre a atuação da universidade junto ao poder público. Nesse sentido, busca oferecer subsídios para a qualificação das atividades extensionistas, apontando diferentes possibilidades de atuação.

Durante o diálogo com gestores, coordenadores e técnicos da Fasepa, a diretora da Faculdade de Nutrição (Fanut) da UFPA, Margareth Carneiro, ressaltou que conhecer de perto os espaços da Fundação é fundamental para compreender as reais necessidades e viabilizar um trabalho eficaz e de qualidade na área de nutrição dentro da socioeducação. Segundo ela, essa aproximação possibilita a construção de uma proposta de trabalho adequada à realidade das unidades socioeducativas. O encontro também permitiu o levantamento de informações preliminares sobre a possível cooperação técnica, incluindo procedimentos e ações que poderão ser adotados nas unidades da Fasepa.

A Fasepa esteve representada durante as visitas às unidades pela chefa de Gabinete, Daniele Guerra; pela assessora da Presidência, Aline Pinheiro, e pela assistente social da Diretoria de Desenvolvimento da Política Socioeducativa (DDPS), Elis Regina.

A gestora da UASE 2, Maria de Jesus, destacou que a proposta de cooperação na área de nutrição é fundamental para o aperfeiçoamento das unidades da Fasepa. Segundo ela, "a iniciativa contribui para o fortalecimento das ações socioeducativas, a qualificação dos servidores e a inserção de universitários nas unidades da fundação como espaço de estágio e vivência prática".

Para a assessora da presidência da Fasepa, Aline Pinheiro, a visita representa um passo importante para as instituições envolvidas. “A iniciativa busca fortalecer parcerias com o objetivo de qualificar, de forma ampla, o atendimento ao público socioeducativo”, ressaltou.

A visita interinstitucional entre Fasepa, Ministério Público e UFPA, contou também com a participação da equipe de Nutrição da Fasepa, reforçando a intenção de um trabalho conjunto, pautado na cooperação e na parceria, visando ao fortalecimento e ao avanço da política de socioeducação no Estado do Pará.

Texto: Dani Valente (Ascom Fasepa)