Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER E CULTURA

Carnaval gratuito reúne famílias no Parque da Cidade e Complexo Porto Futuro

Oficinas criativas, bailinho e performances com robô gigante transformaram os espaços em pontos de encontro para pais e crianças, que aproveitaram o momento de folia

Por Amanda Engelke (SECULT)
08/02/2026 18h39
Complexo Porto Futuro: entretenimento gratuito para crianças e adultos

Nem a chuva tirou o ânimo das famílias que escolheram o Parque da Cidade e o Complexo Porto Futuro para aproveitar o primeiro fim de semana da programação gratuita de Carnaval promovida pelo Governo do Pará, em Belém. Oficinas criativas, bailinho e performances com robô gigante transformaram os espaços em pontos de encontro para pais e crianças em clima de folia.

Neste domingo (8), o Parque da Cidade concentrou as atividades a partir de 17h, com oficinas e pintura facial, desde as primeiras horas. As apresentações da banda e as performances com robô gigante e dançarinos de LED chamaram a atenção das crianças e garantiram momentos de interação familiar.

No Complexo Porto Futuro, à margem da Baía do Guajará, a programação começou às 15h, no espaço Caixa Cultural, com oficina de máscaras e adereços carnavalescos. Em seguida, o público participou de cortejo, que culminou com o bailinho, animado por uma banda infantil.

Duda Santos levou o neto e a sobrinha para aproveitar a programação. Segundo ela, “foi ótimo pra mim e pra ele, que é autista. Pra ele, estar aqui com esse barulho é muito difícil. Eu acho que ele está se divertindo bastante. A minha sobrinha também. É a primeira vez que eu saio com eles em um bloquinho. E ele está adorando”.

Em seu primeiro passeio com as crianças pelo Complexo Porto Futuro, Duda avaliou a experiência como “ótima, porque as crianças podem ficar mais soltas, e você não tem que estar segurando o tempo todo. A segurança é boa, o ambiente é bom. Para mim está tudo perfeito!”.

Dançarinos de LED foram uma atração a mais na programação carnavalesca

Música e inclusão no Parque - A abertura da programação no Parque da Cidade ocorreu no sábado (7), quando o espaço já havia recebido diversas famílias para atividades de pintura facial, feira de empreendedorismo inclusivo e apresentação da banda Trem da Fantasia.

Ainda no sábado, o espaço recebeu a terceira edição do CarnaTEA, iniciativa promovida pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), voltada à inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

A advogada Larissa Souza, que participou do evento com o filho Lucca, destacou a importância da programação festiva. “Eu tô achando maravilhoso o evento. Ele traz uma reunião de crianças que estão nesse projeto de inclusão, que estão passando por esse processo de socialização. Esse tipo de evento promove, tanto para os pais como para as próprias crianças, um momento de lazer seguro, um ambiente saudável”, afirmou.

Andreza Miranda também levou o filho Danilo para participar da programação, que avaliou como uma experiência positiva. “Estou achando ótimo. Acho que deveria ter mais programação, não só para as crianças com TEA, mas no geral. Está bem organizado, bem animado, está tudo muito bonito”, acrescentou.

Mais folia - A programação continuará no próximo fim de semana. No sábado (14) e domingo (15), o Parque da Cidade oferecerá atividades a partir de 17h, com oficinas criativas, recreação e atrações musicais voltadas ao público infantil e às famílias.

No domingo (15), o Complexo Porto Futuro receberá, às 16h30, a apresentação das rainhas de bateria e das escolas de samba do Grupo Especial de Belém. A partir de 19h, haverá o show da banda Xeiro Verde.

O encerramento será na segunda-feira (16), no Parque da Cidade, com o Projeto Carnaval do Samba das Mangueiras, comandado pelo cantor Arthur Espíndola, a partir de 17h.

A programação de Carnaval no Parque da Cidade e no Complexo Porto Futuro é promovida pelo Governo do Pará, por meio da Secult e da organização social Amazônia Cultural.