Galeria Theodoro Braga abre exposição sobre desigualdades sociais e raciais na amazônia, nesta quinta-feira (12)
O artista responsável pela exposição ganhadora do Edital Prêmio Branco de Melo, da Fundação Cultural do Pará, é o artista Dias Júnior, graduando de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA)
A exposição “Paralelos: do interior ao subúrbio” propõe um olhar sensível e crítico sobre as vivências amazônicas. A exposição é assinada pelo multiartista Dias Júnior e apresenta 48 obras que investigam, pela sua própria ótica, questões como racialidade, identidade, desigualdade social e cotidiano amazônico. O período de visitação vai até o dia 31 de março, aberto a todos os públicos, das 9h às 17h, na Galeria Theodoro Braga.
Os trabalhos expostos foram produzidos ao longo de quatros anos. Entre pinturas e desenhos, o artista explora diversas técnicas e retrata suas vivências como pessoa que se desloca do interior à cidade e como observadora de situações cotidianas que revelam diversas estruturas de exclusão social enraizadas na sociedade.
O artista responsável pela exposição ganhadora do Edital Prêmio Branco de Melo, da Fundação Cultural do Pará, é o artista Dias Júnior, graduando de Artes Visuais da Universidade Federal do Pará (UFPA). Ele é natural de Abaetetuba e residente na capital desde 2019.
A relação com esses espaços e o deslocamento fomentaram a criação desta exposição, segundo o artista. “‘Paralelos: Do interior ao subúrbio’ reafirma a arte como espaço de reflexão social e afirmação identitária, conectando experiências individuais a debates urgentes da realidade amazônica e brasileira”, observa.
A exposição é organizada por sete séries e quatro peças únicas, abordando temáticas como o retrato dos trabalhadores das ruas, ancestralidade negra, a mudança do interior para a capital e a representatividade de mosaicos amazônicos.
Além da exposição, outras atividades em volta da exposição complementam a programação, como ações de mediação, rodas de conversa, debates e visitas guiadas. “Paralelos: do interior ao subúrbio” conta com audiodescrição, apoios e montagem adequada para pessoas com mobilidade reduzida, para garantir que todos os públicos se sintam pertencentes ao acesso à arte.
Serviço:
Exposição - “Paralelos: do interior ao subúrbio” - Por Dias Júnior
Abertura: 12/02 - (Segunda a Sexta-feira)
Horário: 19:00h às 22:00h.
Visitação: 19/02 a 31/03
Local: Av. Gentil Bittencourt, 650. subsolo do Centur, Nazaré
Entrada Franca
Texto: Marcos Maia – Ascom/FCP
