Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Exposição “Trans Amazônica” celebra dez anos de trajetória artística de Rafaela Moreira na Galeria Benedito Nunes

Mostra inédita marca conclusão do mestrado da artista e reforça diálogo entre Amazônia e Nordeste

Por Aycha Nunes (FCP)
11/02/2026 19h46

A Galeria Benedito Nunes, na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), recebe a partir desta quinta-feira (12), às 19h, a exposição “Trans Amazônica”, da artista visual Rafaela Moreira. A mostra reúne obras produzidas ao longo dos 10 anos de carreira da artista e marca a conclusão de seu mestrado em Artes pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Selecionada pelo edital “Prêmio Branco de Melo 2025”, da FCP, a exposição propõe uma articulação entre pintura e outras linguagens das artes visuais, com foco em temas como identidade, território e resistência. As obras destacam a vivência de corpos trans na Amazônia e tensionam estruturas dominantes no circuito das artes visuais.

Percurso artístico e resistência trans

O título da exposição faz alusão à Rodovia Transamazônica, traçando um paralelo simbólico com o caminho percorrido por pessoas trans na sociedade. A proposta destaca um olhar trans sobre a Amazônia e valoriza trajetórias marcadas por deslocamentos físicos, simbólicos e afetivos.

Artista visual Rafaela Moreira

A artista ressalta a importância do momento. “Essa é a minha quinta exposição individual. ‘Trans Amazônica’ nasce de um olhar trans sobre a Amazônia e retrata os caminhos que pessoas trans percorrem ao longo de suas vidas. Cada trajetória é única. É uma grande alegria realizar essa mostra em Belém, celebrando meus dez anos de percurso artístico”, afirma Rafaela Moreira.

Diálogo entre territórios: Norte e Nordeste

Com curadoria dos pesquisadores e doutorandos em Artes Eduardo Bruno (Fortaleza/CE) e Waldírio Castro (Campina Grande/PB), a exposição reforça conexões entre a produção artística de regiões historicamente marginalizadas, como Amazônia e Nordeste. Essa escolha reafirma o caráter político e simbólico da mostra, que propõe novos centros para o pensamento artístico contemporâneo no Brasil.

“A pintura de Sofia Aires, logo na entrada, simboliza essa conexão entre Norte e Nordeste, uma aproximação que também buscamos fortalecer”, destacou Waldírio Castro. “Apesar das diferenças regionais, temos muito a trocar, sobretudo diante de um cenário em que o eixo Rio-São Paulo ainda concentra grande parte da visibilidade artística.”

Curador Eduardo Bruno

Eduardo Bruno também comentou os desafios do espaço expositivo. “Transformamos o vitral da galeria em potência, posicionando as figuras trans das obras voltadas para a rua. Criamos um diálogo direto com quem passa. É quase impossível atravessar esse espaço sem ser convocado a refletir sobre o universo trans na região amazônica e no Brasil”, explicou.

Serviço

Exposição: “Trans Amazônica”
Abertura: 12 de fevereiro, às 19h
Visitação: 13 de fevereiro a 27 de março
Horário: Segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Local: Galeria Benedito Nunes – Fundação Cultural do Pará
Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, 650 – Bairro Nazaré, Belém (PA)

Texto: Matheus Maciel - Ascom/FCP