Consep celebra 30 anos de trabalho integrado entre sociedade e políticas de segurança em todo o Estado
Durante a cerimônia, também foi empossado o novo presidente do Conselho, além de homenagear, por mérito, autoridades que contribuíram para a construção de uma sociedade mais segura com a medalha “Padre Bruno Secchi”
O Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep) comemorou, nesta quinta-feira (12), 30 anos de existência, sendo pioneiro no Estado na articulação de estratégias e políticas que integram o Sistema de Segurança Pública à população. A cerimônia foi realizada no plenário da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e também empossou o novo presidente do conselho, o titular da Segup, Ed-Lin Anselmo . Na ocasião, doze personalidades também foram condecoradas com a medalha “Padre Bruno Secchi”, entre elas a irmã Henriqueta Ferreira, ativista de direitos humanos que dedicou sua vida ao combate à exploração sexual infantil e ao tráfico humano no arquipélago do Marajó, no Pará.
O secretário e presidente do Consep, Ed-Lin Anselmo, comentou sobre a importância de homenagear as pessoas que contribuíram para a consolidação do legado da segurança construída durante esses 30 anos no Estado. “Criado para dar voz à sociedade e fortalecer sua presença dentro do Estado, o Conselho celebra três décadas de atuação. Na ocasião, homenageamos pessoas que foram fundamentais para sua instalação e trajetória, com a entrega da Medalha Padre Bruno Secchi, símbolo do legado do padre em favor das populações em situação de rua e das pessoas mais vulneráveis, promovendo dignidade e bem-estar”, enfatizou.
Um dos homenageados foi o diretor do Fundo Nacional de Segurança Pública, coronel Francisco Nóbrega, que destaca a importância do conselho para a solidificação de ações de segurança, em conjunto com a sociedade ao longo de sua criação.
“Recebo com honra e gratidão a indicação da Medalha Padre Bruno, nesta solenidade que celebra os 30 anos do Consep. A comenda representa o reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade paraense durante o período em que estive à frente do Centro Integrado de Operações. Além disso, é muito importante ressaltar o trabalho feito por este Conselho, que tem como maior objetivo aproximar a políticas públicas junto a sociedade e com isso criar ações efetivas em benefício de todos”, disse o diretor.
Criado pela Lei nº 5.944, de 2 de fevereiro de 1996, o Consep compõe o Sistema Integrado Estadual de Segurança (Sieds). O órgão, de caráter colegiado e deliberativo, é responsável por discutir e definir políticas públicas voltadas à segurança pública e à defesa social no Estado.
Texto: Rubens Alves com supervisão de Walena Lopes
