Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

Natea Caetés une terapia e alegria em evento carnavalesco para usuários

A programação foi durante as sessões terapêuticas, com atividades voltadas ao desenvolvimento social, com confecção de máscaras e pintura corporal.

Por Ascom Sespa (SESPA)
12/02/2026 16h35

O Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea Caetés), em Capanema, nordeste paraense, realizou nos dias 11 e 12 de fevereiro, a terceira edição do CarnaTEA, evento que uniu intervenções terapêuticas com momentos de lazer e socialização para dezenas de usuários. A programação carnavalesca ocorreu durante as sessões terapêuticas. Além das atividades voltadas ao desenvolvimento social, os participantes confeccionaram máscaras, participaram de pintura corporal, e aproveitaram o espaço acolhedor e inclusivo.

Para Adrilane Ribeiro, supervisora do Natea Caetés, o CarnaTEA é uma forma de trabalhar a terapia a partir das datas comemorativas, respeitando o contexto cultural e social vivido pelas crianças. “O carnaval faz parte do calendário e do cotidiano da sociedade, e é importante que os nossos usuários também tenham essa vivência. O CarnaTEA permite que eles reconheçam esse período festivo, participem das atividades de forma segura e tenham contato com uma terapia diferente, mais leve, que estimula a interação, a socialização e a expressão, sem perder o acompanhamento terapêutico”, explicou.

Para Elisabete Sousa Caetano, de 70 anos, avó do usuário João Pedro Fernandes Marinho, de 7 anos, residente no município de Capanema, a realização do CarnaTEA contribui para tornar o acompanhamento mais dinâmico. “Eu achei muito importante essa forma diferente de trabalhar a terapia. Eles têm contato com as datas comemorativas, se sentem incluídos e conseguem interagir mais. A gente vê a evolução que eles já tiveram ao longo do acompanhamento, principalmente na socialização, e ações assim ajudam ainda mais nesse processo”, afirmou.

O Natea Caetés é composto por equipe multiprofissional, com fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, serviço social, enfermagem e cuidadores, e integra o Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC).

Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) integra a rede de saúde do Governo do Pará, sob a administração do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).

A unidade atende usuários 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Está localizada na Avenida Barão de Capanema, no bairro Centro, na sede municipal de Capanema. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (91) 3122-7391.

Texto: Ascom/ Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC)