Conselho de Ensino da Fundação e Instituto Estadual Carlos Gomes realiza primeira reunião de planejamento
O Encontro contou com docentes, técnicos e representantes da comunidade acadêmica eleitos em janeiro deste ano
O Conselho de Ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes realizou, na manhã desta sexta-feira (13), a primeira agenda de ações para o ano letivo de 2026, onde foram deliberadas as principais ações, estratégias e planos pedagógicos que serão implementados no ensino musical da instituição. Além dos conselheiros, a reunião também contou com a presença da direção de ensino e da superintendência da Fundação Carlos Gomes, que preside o conselho.
Dentre as pautas debatidas pela equipe do Conselho de Ensino, destacam-se a revisão do regimento interno, a base normativa do funcionamento institucional, revisão de PCCs e emendas, coerência curricular dos cursos de bacharelado e técnico, avaliação institucional e infraestrutura artística e prática.
“Vamos concentrar nossos esforços em três eixos: a base legal e regimental, a qualidade acadêmica e o fortalecimento institucional/estrutural”, complementa o professor Márcio Carvalho, eleito como membro titular do Conselho.
“Esses pontos são essenciais que sejam debatidos por nós, considerando o impacto pedagógico, os efeitos e investimentos destinados e a qualidade acadêmica que advém destas resoluções”, conclui o professor Márcio, que atuará pela primeira vez no grupo de conselheiros do IECG.
Para a professora de violoncelo e conselheira, Kalyne Valente, a reunião marcou um momento histórico para todos os membros do grupo. “Primeiramente, é importante por ser o primeiro Conselho de Ensino da história do Instituto Estadual Carlos Gomes, constituído por docentes e técnicos efetivos eleitos de forma democrática pela comunidade acadêmica", salienta a professora que, assim como todos os membros, integra pela primeira vez o grupo.
"O Conselho é uma ferramenta fundamental para reestruturação e organização dos nossos cursos e atividades artísticas e pedagógicas, pois visa melhorar o desenvolvimento não só dos alunos, mas dos professores e servidores de modo geral", analisa Kalyne.
Gabriel Titan, superintendente da Fundação Carlos Gomes e presidente do Conselho de Ensino do IECG, ressalta também a importância da reunião para determinar as futuras melhorias que serão feitas nos cursos ofertados pela instituição.
“Este é um momento muito importante para toda a comunidade acadêmica, pois estamos iniciando o ano traçando metas e escolhendo os melhores planos pedagógicos para a manutenção da qualidade na formação musical dos nossos alunos e alunas”, diz o gestor.
O Conselho de Ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes é composto pelo superintendente da Fundação Carlos Gomes, como membro nato, que o preside; pelo diretor de ensino do Instituto Estadual Carlos Gomes, que exerce o cargo de substituto legal do presidente do conselho; além de quatro representantes do corpo docente; três representantes do corpo técnico em música e um representante do corpo discente da instituição.
