Durante o Carnaval, Polícia Civil reforça fiscalização ambiental e em estabelecimentos no Mosqueiro e Salinas
As ções seguem até a próxima quinta-feira (19)
Desde sexta-feira (13), a Polícia Civil iniciou o reforço no policiamento na Região Metropolitana de Belém (RMB) e interior do Estado para garantir a segurança dos foliões paraenses no período de Carnaval 2026. Dois pontos estratégicos de atuação da PC são o distrito de Mosqueiro, em Belém, e o município de Salinópolis, no nordeste paraense. Além do reforço nas unidades policiais, equipes da Diretoria de Polícia Administrativa (DPA) e Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa) atuam com ações preventivas e de fiscalização nos destinos turísticos.
Até esta segunda-feira (16), a DPA totalizou a fiscalização de 46 estabelecimentos em Salinópolis. A Diretoria é responsável pela fiscalização, licenciamento e registro de estabelecimentos em todo o estado. A delegada Virgínia Grimwood, responsável pelas ações da DPA no município, explica que as diligências são voltadas à coibição de locais de diversão pública irregulares. “Isso inclui bares, restaurantes e hotéis, por exemplo. Nosso papel é verificar a regularidade dos estabelecimentos comerciais dentro das normas de funcionamento. Até o momento, seis foram notificados e dois tiveram as atividades encerradas”, explicou.
Em Mosqueiro, as fiscalizações incluíram 74 locais vistoriados e 42 notificações. Até o momento, nenhum estabelecimento foi fechado.
Poluição sonora – Através da Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), ações de combate à poluição sonora são desenvolvidas no âmbito da campanha “Disque Silêncio” nos dois municípios, integrando medidas educativas, preventivas e repressivas.
Em Mosqueiro, o foco das equipes é o cumprimento da portaria 002/2026, expedida pelo Juíz do Distrito de Mosqueiro, que proíbe atividades envolvendo trio elétrico, som automotivo, caixa de som de uso particular e desfiles de blocos e desfiles na extensão da orla do distrito. No início das atividades no âmbito da Operação Carnaval 2026, a atuação teve caráter preventivo e informativo à população local e visitantes sobre a portaria.
Segundo o delegado Alberone Lobato, que coordena as ações da Demapa em Mosqueiro, o trabalho preventivo vem surtindo efeito. “Aliado a isso, estamos realizando intimações para investigar a perturbação do sossego e abordagens constantes para prevenir a poluição sonora em todo o distrito”, pontuou.
Em Salinópolis, as ações se concentraram na fiscalização de som automotivo na praia do Atalaia. Além disso, a Demapa também fiscaliza locais em desacordo com a Lei Estadual nº 10.381, que proíbe a utilização e comercialização de bebidas alcoólicas em recipientes de vidro em praias paraenses.
As ações seguem até esta quinta-feira (19). O reforço policial feito pela PCPA também continua na Região Metropolitana de Belém e nas unidades policiais de Abaetetuba, Altamira, Bragança, Breves, Cametá, Curuçá, Maracanã, Marapanim, Marudá, Óbidos, Oeiras, Ourém, Peixe-Boi, Ponta de Pedras, Portel, Salvaterra, Santa Izabel do Pará, Santarém, São Francisco do Pará, São Miguel do Guamá, Soure, Tracuateua, Tucuruí, Vigia e Vila dos Cabanos.
