Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÂNSITO

Movimento de retorno a Belém deve ser intenso nesta quarta-feira, 18

Previsão do Detran é trânsito movimentado ao longo do dia

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
18/02/2026 10h55

O movimento de retorno do Carnaval deve ser mais intenso nesta quarta-feira de Cinzas, 18. Segundo o Departamento de Trânsito do Estado (Detran), parte das pessoas que saiu de carro para o feriado voltou ontem, mas a maioria deve retornar somente hoje. Nas primeiras horas da manhã, o órgão registrou tranquilidade na BR-316, a partir do Km 18, na entrada de Marituba.  

A previsão é que esse movimento se intensifique no início da tarde e noite. Na última terça-feira, 17, a movimentação na rodovia, no sentido de entrada da Região Metropolitana de Belém, foi intensa, com pontos de lentidão em função da grande quantidade de veículos e da chuva. 

Com isso, o Detran orienta cautela para quem está retornando, principalmente com as ultrapassagens indevidas e com o avanço do sinal vermelho. Outro cuidado é com a travessia de pedestres, no perímetro de Marituba, que acaba tornando o trânsito mais lento. Os agentes estão controlando o tráfego com o auxílio do sistema de videomonitoramento para evitar infrações, garantir a travessia da população e controlar o tempo semafórico para ajudar na fluidez.  

Enquanto isso, outra parte da equipe continua nos municípios para garantir uma volta tranquila e segura. Ontem, em Vigia, a barreira do Detran montada no km 18 da rodovia PA-140, flagrou diversas irregularidades, a maioria por placa adulterada. Flagrantes como esse foram comuns no município ao longo do Carnaval. Pelo menos três veículos foram retidos por adulteração dos caracteres da placa. Os condutores utilizam essa irregularidade para fugir da fiscalização eletrônica.  

O Detran lembra que transitar com placa adulterada é infração gravíssima, conforme o Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a multa de R$ 293,47 mais 7 pontos na CNH e apreensão/remoção do veículo.

Modificações intencionais ou placas ilegíveis configuram essa infração administrativa e podem ser consideradas crime de falsificação com pena de reclusão. Em Vigia, os condutores autuados foram conduzidoa para a delegacia para registro da ocorrência policial.