Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CENÁRIO NACIONAL

'Prêmio Educador Transformador 2026' consolida protagonismo da educação no Pará

Professores da rede pública estadual de ensino são destaques na premiação, que valoriza práticas pedagógicas inovadoras no Brasil

Por Lilian Guedes (SEDUC)
20/02/2026 08h25

Promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Bett Brasil e Instituto Significare, o “Prêmio Educador Transformador 2026” busca a valorização e o protagonismo do educador em relação à inovação. No Pará, três docentes estão entre os finalistas da Etapa Estadual da 3ª edição do Prêmio: Nara Roberta de Pádua Andrade (do município de Santarém), Juvanildo Terra de Alencar Junior (Belém) e Francisco Altielis Lima Magalhães (Capitão Poço). Todos são vinculados à Secretaria de Estado de Educação (Seduc). 

Conforme o regulamento, apenas os primeiros colocados estaduais - em cada categoria - recebem o pacote completo para participação presencial na Bett Brasil 2026, maior evento de inovação e tecnologia para educação da América Latina, que será realizado em São Paulo (SP). 

Professor Juvanildo de Alencar Junior, é o 1º colocado estadual na categoria 'Inovações Pedagógicas e Metodologias Ativas'

O professor Juvanildo Terra de Alencar Junior, do Colégio Estadual Paes de Carvalho, foi o 1º colocado estadual na categoria “Inovações Pedagógicas e Metodologias Ativas”, e representará o Pará na "Bett Brasil 2026", com participação custeada pela organização do Prêmio.

Ele destaca a importância de avançar na premiação, e representar o Pará nacionalmente. “Sinto-me profundamente honrado, feliz e grato por conquistar o 1º lugar na Etapa Estadual e garantir a classificação para a Etapa Nacional da 3ª edição do ‘Prêmio Educador Transformador’, na categoria ‘Inovações Pedagógicas e Metodologias Ativas’. Agradeço à Seduc pelo apoio e pela confiança no trabalho que desenvolvo. Recebo essa classificação como uma grande oportunidade de representar o nosso querido estado em um prêmio de relevância nacional. Sigo confiante e motivado para avançar, ainda mais, com a esperança de conquistar o prêmio máximo e, assim, levar a estrela do Pará até Londres, na Inglaterra”, ressalta o docente.

Professora Nara Andrade, da Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho, em Santarém: 'grande aprendizado'

Incentivo - Os outros professores classificados na etapa estadual também participarão do evento com o apoio da Seduc, assegurando a valorização dos professores da rede. 

Para Nara Andrade, professora da Escola Estadual Antônio Batista Belo de Carvalho, em Santarém, oste paraense, a classificação na etapa estadual é um incentivo para seguir com o trabalho que vem realizando com seus alunos.

“Ver o meu projeto ser qualificado, por si só, foi uma vitória muito grande. E viver toda essa jornada foi um grande aprendizado, porque eu pude ter trocas com outros professores, ver outras experiências, um momento de aperfeiçoamento, onde eu pude enxergar novas possibilidades, melhorar ideias, fortalecer ainda mais o propósito do meu trabalho com a robótica educacional. Ter alcançado esta etapa é um reconhecimento de que estou no caminho certo para levar aos meus alunos uma educação que, realmente, traz possibilidade de mudança para eles”, enfatiza a educadora. 

Já o professor Francisco Altielis Lima Magalhães, da Escola Estadual Osvaldo Cruz, em Capitão Poço, nordeste do Pará, faz questão de compartilhar o orgulho de representar o trabalho diferenciado desenvolvido na sua região.

Professor Francisco Altielis Lima Magalhães, da Escola Osvaldo Cruz, em Capitão Poço: 'educação inovadora, sustentável e transformadora'

“É com muita honra que eu venho aqui expressar a minha gratidão com o projeto de produção de sabão ecológico com folha de laranjeira, no município de Capitão Poço. Essa classificação reafirma o nosso compromisso com a educação inovadora, sustentável e transformadora. Cada esforço, cada projeto desenvolvido, cada aluno envolvido, é parte importante dessa vitória, não somente eu. E seguimos firmes e fortes, mostrando que a nossa DRE (Diretoria Regional de Ensino) e as demais escolas do município de Capitão Poço têm essa força, talento e propósito!”, reforça o professor, que atualmente trabalha como formador de humanas na DRE do município.

Reconhecimento e consolidação - O resultado enfatiza a consistência do trabalho desenvolvido pela rede estadual do Pará no campo da inovação pedagógica. Em 2023, a educação pública já havia alcançado reconhecimento nacional na mesma premiação, com um projeto vencedor na etapa nacional da "Bett Brasil".

À época, o professor Rafael Herdy foi premiado pelo Projeto “Cargo Pavú”. Atualmente, Rafael Herdy atua como diretor de Inovação da Seduc, contribuindo para o fortalecimento de políticas estruturantes nas áreas de cultura inovadora, educação tecnológica e protagonismo estudantil.

A classificação de três docentes na etapa estadual e a presença confirmada do Pará na Bett Brasil 2026 demonstram a maturidade da inovação educacional no Estado, e o compromisso contínuo da Seduc com práticas pedagógicas transformadoras.

Os classificados na etapa nacional - autores dos projetos mais destacados -, participarão da Bett UK, em Londres.