Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESSOCIALIZAÇÃO

Sedap repassa sete mil alevinos de tambaqui oriundos da Estação Santa Rosa localizada em Santarém

Dessa leva, três mil foram destinados aos viveiros das casas penais do município, com a finalidade de contribuir à reinserção dos apenados à sociedade

Por Rose Barbosa (SEDAP)
21/02/2026 11h40

Com a finalidade de contribuir com a reinserção na sociedade de custodiados do sistema penal do município de Santarém, no Oeste do Pará, a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca ( Sedap), nesta sexta-feira (20), três mil alevinos oriundos da Estação de Reprodução de Alevinagem Santa Rosa. A ação foi coordenada pela regional da secretaria do município. 

 Além de fornecer os alevinos de tambaqui, a Sedap presta orientação para criação nos viveiros do sistema penitenciário de Santarém. 

O coordenador do desenvolvimento da aquicultura da Sedap, Alan Pragana, reiterou que a ação visa contribuir com a reinclusão dos apenados à sociedade.  A cerimônia de entrega dos alevinos   contou com a presença dos representantes do sistema de segurança pública de Santarém. 

Também  foi entregue nesta sexta-feira  uma leva com quatro mil tambaquis para o distrito de Santa Maria do Uruará, em Prainha. A ação contou com a presença da representante da Câmara Municipal, vereadora Helenilce Guedes. Os alevinos produzidos na Estação de Santa Rosa deverão atender inicialmente criadores de Prainha. 

Balanço -  Na semana passada, a Estação de Santa Rosa fez a doação de 30 mil alevinos a produtores e piscicultores do município com a finalidade de estimular e impulsionar a piscicultura do oeste do Pará. O trabalho na região foi coordenado também pela Regional da Sedap de Santarém. Segundo o balanço repassado pelo coordenador da unidade regional, Luiz Otávio Macedo, no total, foi doada ano passado a quantidade de 1 milhão e 115 mil alevinos produzidos na estação. Além de Santarém, foi beneficiado o município de Vitória do Xingu.