Em Bragança, Jogos Abertos do Pará fazem etapa regional
No domingo (5) serão definidos os últimos classificados para a etapa estadual no voleibol, tênis de mesa, futebol de areia, futsal e handebol
O terceiro dia da 4ª fase regional da XV edição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa) foi marcado pelas primeiras decisões da competição. No sábado (4) foram conhecidos os primeiros campeões, medalhistas, finalistas e classificados para a etapa estadual da maior competição do esporte amador no Estado. A etapa, realizada em Bragança (Nordeste paraense), sede da Regional Rio Caeté, é promovida pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
A primeira vaga para a etapa estadual foi conquistada na manhã de sábado pelo basquetebol masculino. No Ginásio Dr. Simpliciano, a equipe de Bragança venceu Primavera por 67 a 38, conquistando a medalha de ouro da modalidade e garantindo classificação para a fase estadual.
Disputas de alto nível
A secretária de Estado de Esporte e Lazer, Ana Paula Alves, destacou que o terceiro dia da programação foi marcado por disputas de alto nível e pelas primeiras definições da etapa regional.
"A Seel segue investindo no fortalecimento do esporte em todas as regiões, proporcionando estrutura e oportunidades para que os municípios revelem novos talentos e promovam integração por meio da maior competição amadora do Estado. O Joapa transforma vidas, fortalece o esporte e evidencia o potencial dos nossos atletas em cada regional", afirmou Ana Paula Alves.
Futebol de areia
Na Praça Rosa Blanco, o futebol de areia definiu os finalistas das categorias masculina e feminina. No feminino, Ourém venceu Bragança por 5 a 3, enquanto Santarém Novo superou Salinópolis por 3 a 2. Com os resultados, Salinópolis conquistou a medalha de bronze, Bragança terminou em quarto lugar e a decisão do título será entre Ourém e Santarém Novo, neste domingo (5).
No masculino, Ourém empatou em 4 a 4 com Viseu no tempo normal, e venceu nos pênaltis por 3 a 2. Na outra semifinal, Bragança derrotou Santarém Novo por 3 a 1. Viseu ficou com a medalha de bronze e Santarém Novo encerrou a competição na quarta colocação. A final será entre Bragança e Ourém.
Futsal feminino
No futsal feminino, Bragança venceu Viseu por 2 a 0, enquanto São João de Pirabas derrotou Primavera por 5 a 3. Com isso, Viseu conquistou a medalha de bronze, Primavera ficou em quarto lugar e a decisão do título será entre Bragança e São João de Pirabas.
Representando São João de Pirabas, a atleta Ariane Soares, estreante no Joapa, disse que, "primeiramente, agradeço a Deus e à diretoria do município pelo convite. Aceitei com muita alegria, e me sinto honrada em representar São João de Pirabas. Conquistar uma vaga na final logo na minha primeira participação é uma grande realização. Sabemos que será um confronto difícil, mas vamos lutar pelo título e representar nosso município da melhor forma possível", disse Ariane.
Medalhas e Troféu Eficiência
As disputas da 4ª fase regional da XV edição dos Jogos Abertos do Pará continuam neste domingo (5), quando serão definidos os últimos classificados para a etapa estadual nas modalidades de voleibol, tênis de mesa, futebol de areia, futsal e handebol.
O último dia também será marcado pela entrega das medalhas e pela definição da delegação campeã da Regional Rio Caeté.
Além das vagas para a fase estadual, será conhecido o município vencedor do Troféu Eficiência, concedido à delegação que somar o maior número de pontos ao longo da competição. A premiação reconhece o desempenho coletivo das equipes e consagra o município com maior destaque na etapa regional.
O Joapa é a maior competição amadora do Estado, promovendo a integração entre os 144 municípios paraenses, incentivando a descoberta de novos talentos e ampliando o acesso ao esporte como ferramenta de inclusão, cidadania e desenvolvimento social em todas as regiões do Pará.
Texto: Jessé Lima - Ascom/Seel

