Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO

Seju capacita profissionais para prevenção às drogas e ao tráfico de pessoas no Aeroporto de Belém

Iniciativa reuniu colaboradores e instituições parceiras para fortalecer a rede de proteção

Por Igor Oliveira (SEJU)
20/07/2026 14h57
Iniciativa reunião trabalhadores do aeroporto e integrantes da rede de prevenção contra as drogas

A Secretaria de Estado de Justiça (Seju) promoveu, nesta segunda-feira (20), uma capacitação para profissionais da Norte da Amazônia Airports (NOA), concessionária responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Belém, e representantes da rede intersetorial de prevenção às drogas e de enfrentamento ao tráfico de pessoas. A iniciativa buscou fortalecer as ações de prevenção, proteção e promoção da vida em um dos principais pontos de circulação de passageiros da capital.

A programação foi conduzida pela Seju, por meio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos do Consumo de Drogas (Cenpren) e do grupo técnico de prevenção ao tráfico de pessoas. Foram abordados temas como estratégias de prevenção ao uso de drogas, com destaque para os cigarros eletrônicos, além da legislação que proíbe a comercialização e o uso desses dispositivos, os riscos à saúde, estudos de caso e a importância da adoção de procedimentos padronizados para orientar a atuação dos profissionais.

Na etapa dedicada ao enfrentamento ao tráfico de pessoas, os participantes conheceram o funcionamento do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante, coordenado pela Seju e instalado no Aeroporto Internacional de Belém. Também foram apresentados dados e estatísticas, casos atendidos, canais de denúncia e orientações para reconhecer situações de vulnerabilidade e acionar corretamente a rede de proteção.

Elayne Romário, técnica de migração da Seju

Segundo a técnica de migração da Seju, Elayne Romário, a capacitação amplia o alcance das ações preventivas ao envolver profissionais que atuam diariamente no aeroporto."A ideia é fortalecer a rede de prevenção e proteção, fazendo com que cada pessoa seja multiplicadora das informações sobre os agentes e instituições que atuam no enfrentamento a esse tipo de crime", frisou.

Fortalecimento da rede - Para a coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da NOA, Ana Beatriz, a iniciativa fortalece a atuação dos colaboradores."É importante ter essa integração entre o poder público e a concessionária. Assim, conseguimos saber como agir em cada situação. O trabalho do Estado amplia nosso repertório de atuação profissional, e a atuação da Seju é fundamental nesse processo", destacou.

Renata Hage, coordenadora de prevenção às drogas da Seju

A capacitação integra as ações permanentes da Seju voltadas ao fortalecimento da rede intersetorial de prevenção, qualificando profissionais que atuam em locais de grande circulação de pessoas. "Capacitar os colaboradores que estão na linha de frente das operações aeroportuárias significa ampliar a capacidade de identificar situações de risco e realizar os encaminhamentos adequados, sempre respeitando as competências de cada órgão", concluiu a coordenadora da Cenpren, Renata Hage.