Jovem Dirigente incentiva estudantes a participarem da construção de soluções para as escolas
Projeto promove diálogo entre alunos e a gestão escolar e amplia a atuação juvenil na rede pública estadual
Representantes de oito escolas da Diretoria Regional de Ensino (DRE) Ananindeua 01 participaram, nesta terça-feira (11), de uma agenda do projeto Jovem Dirigente, na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em Belém. A iniciativa estimula a participação dos estudantes na construção de soluções para as escolas, a partir da apresentação de demandas, percepções e experiências vivenciadas no cotidiano da comunidade escolar.
A agenda ocorreu no Dia do Estudante e integrou uma programação voltada à participação e ao protagonismo dos jovens na rede pública estadual. Para o secretário de Educação do Pará, Ricardo Sefer, o diálogo direto com os estudantes contribui para que a gestão conheça diferentes realidades e identifique avanços e desafios presentes nas escolas.
“Hoje, no Dia do Estudante, iniciamos a programação entregando uma nova escola em Cotijuba e, agora, seguimos aqui, na Seduc, ouvindo diretamente os estudantes. Eles estão representando suas escolas, compartilhando experiências, mostrando o que já está dando certo e apontando os desafios que ainda precisam ser enfrentados. Essa escuta é fundamental para aproximar a gestão da realidade de cada escola e, a partir do diálogo com quem vive a educação no dia a dia, construir soluções que contribuam para avançar cada vez mais na educação pública do Pará”, afirmou o secretário.
Participaram do encontro, estudantes das escolas Vila Esperança, Antônio Teixeira Gueiros, Armando Fajardo, Izabel Amazonas, José Marcelino de Oliveira, Raimundo Vera Cruz, Maria Helena Valente Tavares e Walter Bezerra Falcão. Durante a programação, os jovens conheceram setores da Seduc, acompanharam parte da rotina da gestão educacional e participaram de uma visita ao Centro de Mídias da Educação Paraense (CEMEP).
No CEMEP, os estudantes conheceram os estúdios utilizados pela rede estadual e entenderam como são produzidas as aulas e os aulões on-line disponibilizados aos alunos. A visita também apresentou aos jovens uma estrutura que integra as estratégias de ensino da rede e utiliza tecnologia para ampliar o acesso aos conteúdos educacionais.
Para a dirigente da DRE Ananindeua 01, Nislene Peixoto, a participação dos estudantes permite que as necessidades identificadas no cotidiano das escolas sejam apresentadas diretamente à gestão estadual.
“É importante trazer os alunos para esse diálogo com o secretário, para que eles possam apresentar as demandas e as necessidades que identificam nas escolas. É um projeto novo, que possibilita essa escuta direta e permite que a gestão conheça melhor a realidade de cada comunidade escolar e avalie de que forma pode atender essas demandas. Eles também têm a oportunidade de conhecer a secretaria, entender como funciona esse trabalho e conhecer o Centro de Mídias”, destacou.
A proposta do Jovem Dirigente é ampliar os espaços de participação estudantil na rede estadual e aproximar os jovens dos processos de gestão da educação pública. A iniciativa permite que os estudantes compreendam as diferentes dimensões que envolvem o funcionamento das escolas e contribuam com percepções sobre a realidade vivenciada pela comunidade escolar.
Para o diretor Jaime Lobo, da Escola Estadual Raimundo Vera Cruz, a experiência amplia a visão dos estudantes sobre o funcionamento da escola e sobre as responsabilidades envolvidas na gestão educacional.
“É uma oportunidade para o estudante conhecer a administração, vivenciar o trabalho da gestão e entender que a escola envolve processos pedagógicos e administrativos. Muitas vezes, o aluno enxerga a escola apenas como estudante. Quando ele passa a conhecer esses outros espaços, consegue ter uma visão mais ampla da escola e da educação. Essa vivência é importante para que eles compreendam como todos esses processos também influenciam o trabalho pedagógico”, explicou.
Protagonismo estudantil
Durante o encontro, os estudantes puderam apresentar questões observadas em suas escolas e compartilhar experiências com a gestão. A participação coloca os jovens como parte ativa do diálogo sobre a educação e estimula o exercício da cidadania e da representação estudantil.
Lilian Sofia, aluna do 9º ano da Escola Vila Esperança, destacou a importância de representar os colegas e ter a oportunidade de levar para a gestão estadual a realidade vivenciada pelos estudantes.
“É uma sensação muito boa, porque é a primeira vez que participo de algo assim. Fiquei muito feliz por poder representar a minha escola e trazer uma demanda que é importante para os alunos. É uma oportunidade muito especial poder falar diretamente com o secretário”, disse a aluna.
A experiência também foi destacada por Rafael Silva, estudante da 2º série do Ensino Médio da Escola Walter Bezerra Falcão. Para ele, participar do projeto representa uma oportunidade de contribuir com a escola e exercer um papel de representação entre os estudantes.
“Para mim, é uma satisfação poder ser ouvido e trazer as demandas que a nossa escola precisa. Fiquei muito feliz em ser escolhido para representar os estudantes. É muito importante ter essa oportunidade de estar aqui, representar a minha escola e poder trazer esses pontos para serem debatidos”, contou o aluno.
A participação estudantil é uma das formas de fortalecer o diálogo entre a gestão estadual e as comunidades escolares. Ao conhecer a estrutura da Seduc, acompanhar parte dos processos de gestão e apresentar suas percepções, os estudantes ampliam o conhecimento sobre a organização da educação pública e passam a participar de forma mais ativa das discussões relacionadas às escolas.
O projeto Jovem Dirigente terá continuidade com novas agendas junto a escolas e diretorias regionais de ensino. O objetivo é ampliar os espaços de diálogo e participação, permitindo que estudantes de diferentes comunidades escolares contribuam com experiências, propostas e percepções para o aprimoramento da educação pública no Pará.
*Texto de Amanda Castro - Ascom/Seduc

