Sedap repassa material genético para impulsionar a pecuária leiteira e de corte de Floresta do Araguaia
O município, que é o maior produtor de abacaxi do Pará, investe cada vez mais na pecuária. A secretaria entregou 1.700 doses de sêmens bovinos de alto valor genético
Detentor da maior produção de abacaxi do Pará, o município de Floresta do Araguaia, na Região de Integração do Araguaia, investe também no desenvolvimento da pecuária. Na manhã desta quarta-feira (26), a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) fez o repasse de 1.700 doses de sêmens de touro de alto valor genético.
No total, a instituição repassou este ano mais de 40 mil doses de material genético. Até o final do ano, serão entregues mais 15 mil. Além da raça holandês, a instituição incluiu no repasse, sêmens de touros das raças girolando, nelore e angus, que também são de alto valor genético.
O material impacta positivamente no desenvolvimento do gado leiteiro e de corte, proporcionando um produto de melhor qualidade à população, como destacou o médico veterinário da Coordenadoria de Produção Animal (Copan), Augusto Peralta.
“É uma meta da secretaria dar o apoio aos municípios com o repasse de sêmens para fazer o incremento do melhoramento genético animal de bovinos, onde nós temos um melhoramento em nível de aptidão leiteira e de corte”, disse. O resultado dessa ação, como assegurou, é a melhora da renda dos pequenos produtores dos municípios beneficiados, como é o caso de Floresta do Araguaia.
Os sêmens são devidamente acondicionados e mantidos em uma temperatura adequada para evitar qualquer perda de material, como assegurou o médico veterinário.
Os municípios que já receberam as doses de sêmens este ano, conforme informou o veterinário, são, além de Floresta do Araguaia, Marabá, Bannach, Uruará, Breu Branco, Conceição do Araguaia e Cumarú do Norte.
Incentivo - O secretário municipal de Agricultura de Floresta do Araguaia, Romário Lima, que esteve na Sedap acompanhado da médica veterinária Beatriz Valentim, disse que o repasse incentivará a melhoria da genética bovina do rebanho local, com o estímulo ao produtor rural. “Vai somar muito ao nosso produtor no dia a dia e também com os ganhos futuros que eles possam ter com esses animais. Esse programa do Governo do Estado agrega muito para nós, ainda mais que o nosso município é bem distante da capital”, disse.
A pecuária de Floresta do Araguaia, como frisou o secretário, cresce a cada ano, com o investimento em animais de qualidade. “Nós já abastecemos frigoríficos da nossa região, como Xinguara, Redenção e Rio Maria. Então vai fortalecer ainda mais”, assegura.
Os próximos municípios com previsão de receber doses de sêmens este ano são Novo Progresso, Paragominas, Trairão, Irituia, Ulianópolis, Santana do Araguaia e Baião.
Texto: Rose Barbosa

