Sespa realiza palestra de conscientização sobre a importância da doação de órgãos
Servidores do estado são incentivados sobre a importância de expressar seu desejo em vida sobre a doação de órgãos
Avisar a família é um dos principais requisitos para que a doação de órgãos seja realizada. Na manhã desta segunda-feira, 21, servidores da Procuradoria Geral do Estado (PGE) participaram da palestra promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sespa) em parceria com o Comitê de Qualidade de Vida da PGE. O evento debateu sobre a importância da doação de órgãos e como essa decisão deve ser compartilhada ao cônjuge ou parentes maiores de idade.
Durante o evento, Ierecê Miranda, Biomédica da equipe de Gerência Operacional de Transplantes, explicou sobre a rede de transplantes no Pará. Mencionou hospitais responsáveis pela realização de transplante no estado, como os órgãos são captados, e demais estruturas do sistema de transplante do Pará. “A gente explica a complexidade de fazer um transplante seguro. Tem toda uma rede que se interliga para que o órgão doado chegue com segurança ao receptor. É um processo rigoroso, humano e coordenado”, pontua.
A Central de Transplante do Estado (CET) está presente em todas as etapas do processo de doação. São oito etapas até o órgão chegar ao receptor: identificação do doador, acolhimento, diagnóstico, notificação a CET, entrevista familiar, retirada dos órgãos, seleção do receptor e transplante. Perla Corrêa, enfermeira, gerente administrativa da CET, contribuiu com a palestra abordando verdades e mitos sobre a doação de órgãos. “Aproveitamos e também tiramos dúvidas sobre alguns mitos que impedem as pessoas de dizerem Sim à doação. De cada 10 famílias no Pará, 7 recusam a fazer a doação. Repassar essas informações e incentivar a doação é muito importante. Não há transplante sem doação de órgãos. Vale lembrar que a idade avançada não impede a doação, se a avaliação clínica for positiva a equipe pode viabilizar o transplante” reiterou.
Quem pode autorizar a doação de órgãos
Familiares até o 2º grau podem autorizar a doação. Para menores de 18 anos somente os pais podem autorizar, na ausência dos pais a autorização pode ser feita pela pessoa que tenha a tutela ou documento comprovando ser o responsável legal.
Parentes de segundo grau devem justificar os do primeiro grau no termo de autorização de doação que pode ser encontrado no site da Sespa, na Central de Transplantes do Estado ou nas EDOTs dos hospitais. “Tudo isso tem que ser instalado para que realmente a doação aconteça e a retirada de órgãos seja programada”, esclareceu Ierecê.
“Quando eu soube que realmente seria o meu transplante foi uma felicidade enorme. E eu gostaria de dizer para as pessoas que elas doem, que elas não tenham medo de doar. A doação é muito necessária porque ela salva várias vidas e não só uma”, ressaltou Gabriela Ribeiro, receptora de rins.
Para dar voz à sua vontade e se declarar doador, a plataforma AEDO permite a autorização eletrônica da doação de órgãos. O registro é uma manifestação espontânea que poderá ser reforçado no ato da doação. A manifestação familiar continua sendo a autorização legal perante as entidades responsáveis.
A Sespa reafirma o compromisso com a conscientização e divulgação sobre a importância da doação de órgãos. A campanha “Setembro Verde” 2026 tem levado informações a diferentes públicos através de palestras e ações estratégicas realizadas pela Central Estadual de Transplantes (CET).
Sede Operacional (CET-PA):
- Endereço: Rua Bernal do Couto, 988 – Bloco 15 (Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará),
- Bairro Umarizal, Belém – PA, CEP: 66055-080.
- Telefone de Plantão 24h: (91) 97400-6456.
- Telefone Administrativo: (91) 7400-6531 / OPO RMB: (91) 7400-9523.
- E-mail: plantaocetpa@sespa.pa.gov.br.
Texto: Mariela Oliveira (Ascom Sespa)

