Governo do Pará entrega nova creche ao município de Mãe do Rio
A creche Professora Maria Helena Arruda Iglezias, localizada no bairro Castanheira, é a 44ª entregue pelo programa 'Creches por Todo o Pará' e vai atender 200 crianças
O Governo do Pará entregou nesta terça-feira (22) ao município de Mãe do Rio, no nordeste do Estado, a nova creche Professora Maria Helena Arruda Iglezias. Localizado no bairro Castanheira, o espaço construído pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) tem capacidade para atender até 200 crianças de 0 a 5 anos e amplia a oferta de vagas em educação infantil no município. As matrículas para o novo ano letivo começam em janeiro, mas a creche começa a atender desde já crianças de outros espaços de ensino de Mãe do Rio.
Para a estudante Taila Souza de Oliveira, a chegada da nova creche ao bairro Castanheira, onde mora, representa mais do que um espaço para deixar o filho durante o dia. Mãe de Noah Gabriel, de 1 ano, ela vê no novo espaço uma oportunidade para continuar os estudos e, em breve, também buscar uma colocação no mercado de trabalho.
"Agora eu vou terminar meu terceiro ano e vou procurar um emprego, algo para fazer. A creche fica perto de casa, então posso colocar meu filho aqui. Vai me ajudar bastante, não só a mim, mas também outras mãezinhas que não vão precisar atravessar para o outro lado ou procurar uma creche mais distante”, conta a estudante.
A mãe Taila também destacou a estrutura da nova creche, especialmente os brinquedos e os espaços preparados para receber as crianças. “Gostei muito da escola. Acredito que os professores também serão capacitados e que aqui vai ser um lugar seguro para as crianças”.
Além de contribuir para o desenvolvimento das crianças, a oferta de creches em tempo adequado às necessidades das famílias representa apoio fundamental para mães, pais e responsáveis que precisam estudar, trabalhar ou buscar novas oportunidades.
É o caso de Antônia Silva, mãe de Maria Eloá, de 4 anos. A menina nasceu com uma síndrome e necessita de atendimento e acompanhamento diferenciados. Segundo a mãe, desde que começou a frequentar uma unidade educacional, a filha apresenta avanços no desenvolvimento.
“Acredito que uma creche como essa vai ajudar ainda mais. E o atendimento durante todo o dia também dá mais oportunidade para as mães trabalharem, sem precisar pagar alguém para ficar com a criança. Isso ajuda toda a família”, pondera Antônia.
Acolhimento e educação
Planejada para oferecer atendimento, cuidado, aprendizagem e convivência em um ambiente adequado às necessidades da primeira infância, a nova creche conta com 10 salas de aula, sala multiuso, quatro banheiros infantis, dois banheiros para professores, três banheiros acessíveis, secretaria, sala da direção, almoxarifado, sala dos professores e de reuniões, sala de lactação, sala de amamentação e dois espaços para troca de fraldas.
Todas as creches construídas pelo programa "Creches por Todo o Pará" são planejadas para serem espaços onde as crianças podem permanecer durante todo o dia. Elas garantem educação infantil de qualidade, estimulam o desenvolvimento integral e, ao mesmo tempo, contribuem para que as famílias tenham mais possibilidades de organizar suas rotinas.
As crianças também contam com espaços especiais como playground, área de redes, jardim e espaços de convivência. A estrutura também inclui depósitos, rouparia, lavanderia, copa para funcionários, dois vestiários, área de serviço, cozinha, câmara de congelados, despensa, refeitório e pátio externo coberto, além de estacionamento.
"Essa é 44ª creche do programa. Quero falar ao prefeito que a chave da creche é dele. Guarde essa chave, porque simboliza uma conquista para Mãe do Rio. No programa Creches por Todo o Pará, o município disponibiliza o terreno e o Estado constrói, equipa e entrega a unidade para a população. É uma parceria que transforma a vida das famílias. Esse é o resultado de uma parceria que coloca as crianças, os estudantes e as famílias em primeiro lugar”, disse o titular da Seduc, secretário Ricardo Sefer, durante a cerimônia de entrega, que contou com a presença de autoridades municipais.
“É uma estrutura muito bonita. Meu filho adorou os brinquedos. Para as mães que trabalham, vai ajudar bastante, porque as crianças poderão passar o dia aqui, em um lugar preparado para elas. Tem brinquedos, leitura e atividades que ajudam no desenvolvimento”, avalia Jaqueline Lira, dona de casa e mãe de João Castiel, de 3 anos.
Creches por Todo o Pará
A creche de Mãe do Rio é a 44ª entregue pelo programa Creches por Todo o Pará, coordenado pela Seduc. A iniciativa tem como meta chegar a 150 creches em diferentes regiões do Estado, oferecendo 30 mil vagas a crianças de 0 a 5 anos, ampliando o acesso à educação infantil no Estado e beneficiando milhares de famílias paraenses.
O programa já alcança cerca de 8,8 mil famílias. As creches são construídas com espaços específicos para acolher crianças de 0 a 5 anos, oferecendo ambientes de aprendizagem, alimentação, descanso, brincadeiras, convivência e cuidados.
As creches do programa já estão presentes nos municípios de Belém, Oriximiná, Benevides, Redenção, Cumaru do Norte, Almeirim, Bannach, Melgaço, Curuçá, Marabá, Igarapé-Açu, Magalhães Barata, Altamira, Terra Alta, Peixe-Boi, Cachoeira do Arari, Soure, Vigia, Tomé-Açu, Salvaterra, Santa Cruz do Arari, Faro, Terra Santa, Breves, Quatipuru, Marapanim, São Domingos do Araguaia, Curralinho, Concórdia do Pará, Conceição do Araguaia, Jacareacanga, Piçarra, Santa Izabel do Pará, Palestina do Pará, Gurupá, Inhangapi, Bragança, Moju, Bonito, Rurópolis, Novo Progresso, Mãe do Rio, além de duas unidades em Ananindeua.

