Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POR TODAS ELAS

Governo do Pará leva serviços de saúde, cidadania e bem-estar ao bairro 40 Horas, em Ananindeua

Ação ofereceu exames, consultas, emissão de documentos e atendimento pet no Conjunto Sabiá

Por Chrystian Machado (SEAC)
28/09/2026 14h39

Serviços de saúde, cidadania e bem-estar foram disponibilizados gratuitamente aos moradores do bairro 40 Horas, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, nesta segunda-feira (28). A iniciativa, promovida pelo governo do Estado, por meio do programa Por Todas Elas, levou consultas médicas, exames, vacinação, emissão de documentos e atendimentos diversos à avenida Principal, no Conjunto Sabiá, facilitando o acesso da população a serviços essenciais.

Os moradores tiveram acesso a consultas médicas, vacinação e encaminhamentos para exames e atendimentos especializados. A Carreta da Mulher, equipamento itinerante, ofereceu consultas com ginecologista e mastologista, além de exames de mamografia e ultrassonografias. Já a Carreta da Tomografia disponibilizou exames de diferentes regiões do corpo, ampliando o acesso a procedimentos de diagnóstico.

Na área de cidadania, foram oferecidos serviços de emissão de documentos e atendimentos da Defensoria Pública do Estado. A programação incluiu ainda serviços de autocuidado, como corte de cabelo, design de sobrancelhas e esmaltação. Para os animais de estimação, a Carreta Pet disponibilizou consultas veterinárias e cadastro para castração.

Acesso à cidadania

Lucicleia Alves

Entre os moradores beneficiados, a moradora Lucicleia Alves, de 46 anos, aproveitou a ação para solicitar a segunda via da certidão de nascimento. Há um ano sem atualizar o documento, ela encontrou na iniciativa a oportunidade de regularizar a situação. “Eu estava há um ano precisando tirar a segunda via da minha certidão de nascimento e, quando soube da ação, vi que seria uma oportunidade de resolver isso. É muito bom ter esses serviços perto de casa, sem precisar ir para longe e enfrentar outras dificuldades”, destacou.

Diana Conti

A dona de casa Diana Conti, de 51 anos, aproveitou a programação para realizar uma consulta clínica geral e fazer o exame de mamografia. “Consegui passar pelo clínico geral e fazer a mamografia no mesmo lugar. Isso facilita muito a nossa vida, porque nem sempre temos tempo ou condições de procurar esses serviços em outros locais. Fico feliz por ter resolvido rápido”, afirmou.

Inclusão social

A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Marilda Braga, destacou a importância de levar os serviços públicos diretamente às comunidades, facilitando o acesso da população a atendimentos essenciais.

osso objetivo é aproximar os serviços públicos de quem mais precisa, garantindo que as pessoas tenham acesso à saúde, à cidadania e ao bem-estar. Com o Por Todas Elas, conseguimos reunir diferentes atendimentos em um só lugar, facilitando a vida dos moradores e promovendo mais qualidade de vida para as famílias paraenses”, ressaltou.

Por Todas Elas

Desde sua criação, o programa Por Todas Elas já realizou cerca de 420 mil atendimentos em diversas regiões do Pará, consolidando-se como uma das iniciativas de inclusão social e ampliação do acesso aos serviços públicos no Estado.