Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TROCA DE VIVÊNCIAS

Fundação Cultural do Pará promove roda de conversa sobre teatro e territórios periféricos nesta quarta-feira (30)

O evento é gratuito e será realizado às 19h, na Sala de Dança Augusto Rodrigues, localizada na Casa das Artes, em Belém

Por Adaucto Couto (SECOM)
29/09/2026 15h20

A Fundação Cultural do Pará (FCP), promove nesta quarta-feira (30), uma roda de conversa sobre a produção teatral nas periferias, com destaque para as experiências, os saberes e as práticas de coletivos artísticos que atuam nesses territórios. O evento é gratuito e será realizado às 19h, na Sala de Dança Augusto Rodrigues, localizada na Casa das Artes, em Belém.

A programação “Territórios Periféricos - Teatro da, na e para periferia”, busca promover o diálogo e a troca de vivências entre artistas, além de ampliar a reflexão sobre o papel do teatro na construção de identidades, no fortalecimento das comunidades e na democratização do acesso à cultura. A proposta também destaca a importância da representatividade e da valorização da diversidade nas artes cênicas.

A roda de conversa conta com a participação de representantes do Núcleo de Artivismo Mequetrefes, do coletivo de Teatro CATARSE e do Grupo Folhas de Papel. Os convidados irão compartilhar suas trajetórias e experiências na criação artística, abordando as relações entre teatro, território e transformação social.

Entre as participantes está Priscila Baia Ribeiro, mulher negra e amazônida que desenvolve trabalhos nas áreas do teatro, da cultura popular e da arte-educação, com atuação voltada às periferias, juventudes e comunidades em situação de vulnerabilidade social. Ela integra a direção do Núcleo de Artivismo Mequetrefes e é graduanda em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Também participa Victor Gabriel Serrão Aragão, artista, professor e produtor cultural que atua na gestão do coletivo de Teatro CATARSE. Morador da periferia de Belém, ele desenvolve iniciativas voltadas à democratização do acesso à formação artística e cultural. O coletivo é reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult).

Representando o Grupo Folhas de Papel, a atriz, contadora de histórias e produtora cultural Tais Sawaki Oliveira completa o grupo de palestrantes. Fundadora do coletivo, criado em 2017, ela desenvolve trabalhos voltados ao público infantojuvenil e atua na formação artística, além de conduzir atividades de contação de histórias em escolas, bibliotecas e eventos culturais.

Serviço

  • Roda de conversa “Territórios Periféricos - Teatro da, na e para periferia”
  • Quando: 30 de setembro (quarta-feira)
  • Hora: 19h
  • Onde: Casa das Artes (Rua Dom Alberto Galdêncio Ramos, 236 - Belém/PaEntrada gratuita

Texto: Matheus Maciel - Ascom/FCP