Escola de Governança Pública do Pará participa do VI Congresso Internacional Movimentos Docentes
Evento reuniu professores, pesquisadores, estudantes e instituições de estados brasileiros e de países lusófonos para troca de experiências, pesquisas e reflexões sobre a educação
A Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA), por meio do Laboratório de Inovação, Gestão, Tecnologia, Educação Aberta e a Distância (GTEAD), participou da comissão organizadora do VI Congresso Internacional Movimentos Docentes (CMD 2026), realizado de 14 a 17 de outubro, em formato on-line e gratuito.
Com o tema “Quando o professor sonha, a educação transforma: formação docente para um planeta em crise”, o congresso promoveu discussões sobre o papel da formação de professores diante das crises ambientais, sociais, culturais e tecnológicas. A programação também valorizou a inovação educacional, a colaboração entre instituições e o desenvolvimento de práticas pedagógicas capazes de contribuir para a transformação social.
A participação da EGPA reforça o compromisso da instituição com a formação continuada, a inovação e o fortalecimento da educação pública. A Escola acompanha a trajetória do Movimento Docentes desde suas primeiras edições, contribuindo também com as comissões Científica e Organizadora, por meio da atuação do Laboratório de Inovação GTEAD.
Sustentabilidade
Para Reinan Abreu, coordenador do GTEAD e professor que representou a autarquia na comissão organizadora, a participação no congresso está alinhada à promoção do conhecimento científico e ao aprimoramento da gestão pública. O professor destaca, ainda, a relação entre a iniciativa e a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que trata da Educação de Qualidade.
“Minha participação no Movimento Docentes, tanto nas Comissões Científica e Organizadora quanto na produção e publicação de artigos acadêmicos, representa a convicção de que o conhecimento precisa ultrapassar os limites da pesquisa e se transformar em práticas capazes de melhorar a educação pública. Como profissional da governança pública, pesquisador e gestor de inovação educacional na EGPA, compreendo que valorizar a formação docente é fortalecer as capacidades do Estado, promover a ciência e ampliar oportunidades de aprendizagem. Como profissional da governança pública, pesquisador e gestor de inovação educacional na EGPA, compreendo que valorizar a formação docente é fortalecer as capacidades do Estado, promover a ciência e ampliar oportunidades de aprendizagem”, disse Reinan Abreu.
Além do ODS 4, a iniciativa dialoga com outros objetivos da Agenda 2030, como o ODS 3, Saúde e Bem-Estar; o ODS 9, Indústria, Inovação e Infraestrutura; e o ODS 16, Paz, Justiça e Instituições Eficazes. A conexão evidencia a importância da formação docente e da inovação para o desenvolvimento institucional e a construção de respostas aos desafios da sociedade.
A participação da EGPA no congresso reafirma o papel da instituição no incentivo à produção e à circulação do conhecimento, na valorização dos profissionais da educação e no desenvolvimento de estratégias de formação continuada. Por meio do Laboratório de Inovação GTEAD, a Escola busca fortalecer a integração entre governança pública, tecnologias educacionais, educação aberta e metodologias inovadoras, contribuindo para o aprimoramento dos serviços públicos e para a transformação da educação.

