Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAFÉ COM PLANEJAMENTO

Sectet lança oficialmente a 8ª Feira de Ciência e Tecnologia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/09/2017 00h00

A 8ª edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação foi lançada oficialmente nesta sexta-feira (29), durante o “Café com Planejamento”, evento realizado mensalmente pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan). A Feira, organizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), é considerada um dos maiores eventos de popularização científica do Pará, e será realizada no período de 24 a 26 de outubro, na Estação das Docas, em Belém, com entrada franca.

O projeto e a programação da Feira foram apresentados pela coordenadora de Ciência e Tecnologia da Sectet, Nilda Freitas, e pela secretária adjunta, Maria Amélia Enríquez, que também proferiu a palestra “O papel da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador”.

A 8ª edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação tem como tema “A Matemática está em tudo”, o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

“Será um evento para reunir o que tem de mais interessante da produção científica e tecnológica do nosso Estado, e tudo está sendo preparado a partir de um único objetivo: despertar o interesse pela Ciência e o espírito inovador da sociedade paraense”, afirmou a secretária adjunta.

Programação – Além de um espaço de aprendizagem, a Feira é uma ótima oportunidade de lazer, com várias atividades destinadas a demonstrar como a ciência pode ser divertida e envolvente. Vinte e cinco estandes comporão a área destinada à exposição de trabalhos e experimentos de universidades, empresas e instituições paraenses de ensino e pesquisa.

Convidado especial do evento, o astronauta brasileiro Marcos Pontes fará uma palestra na abertura, abordando curiosidades do espaço sideral. Oficinas, mesas-redondas e minicursos sobre temas científicos também constam da programação.

Um dos destaques será a mesa-redonda “A política de Ciência e Tecnologia do Pará e os desafios da inovação, enquanto motor do desenvolvimento sustentável”, cujo objetivo é debater com representantes do setor produtivo, das instituições de ciência e tecnologia e sociedade civil as potencialidades e os desafios da política de CT&I para o desenvolvimento sustentável do Pará. Na ocasião, será lançado o edital de Chamada Pública para seleção de projetos de Tecnologias Sociais.

Cultura - Música, teatro, dança e outras linguagens artísticas, voltados a crianças, jovens e adultos, também terão espaço na Feira. Dentre os destaques estão as apresentações do Coro Universitário da Universidade Federal do Pará (CorUni) e do Grupo de Teatro Encenação, que apresentará a peça “Cabanos – Uma viagem no tempo”.  

A Fundação Pro Paz participará do evento com os tradicionais “aulões” do Pro Paz Enem, com informações para os estudantes, já que a Feira será realizada próximo à data do Exame Nacional. Todas as palestras contarão com traduções simultâneas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), feitas por estudantes da Escola Estadual Vilhena Alves.

A programação completa da Feira e as informações sobre inscrições para oficinas e minicursos estarão disponíveis a partir do dia 10 de outubro no site do evento: www.semanact.pa.gov.br.

Serviço: VIII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Data e Local: de 24 a 26 de outubro, das 09 às 19 h, na Estação das Docas

Mais informações pelo site: www.semanact.pa.gov.br