Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ACERVO

Procuradoria-Geral do Estado lança Projeto PGE Cultural

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/09/2017 00h00

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) lançou o Projeto PGE Cultural com o objetivo de preservar a memória e a história da instituição, desde a sua criação, e registrar e evolução do órgão, considerado fundamental na defesa de direitos e da cidadania. “A administração pública tem o dever de preservar as obras de arte existentes no seu acervo e garantir o acesso da sociedade a esses espaços de fomento e valorização da nossa cultura”, frisou o procurador-geral do Estado, Ophir Cavalcante Junior.

A primeira ação do projeto visa à valorização das obras de arte da instituição com o objetivo de realizar a catalogação do acervo que foi adquirido ou doado ao órgão nas últimas três décadas. Procuradores do Estado e servidores do órgão integram a comissão que está fazendo o levantamento das obras, a fim de verificar o estado de conservação do material e a necessidade de reposição de peças danificadas.

Nesta quinta-feira, 21, o procurador-geral do Estado e os membros da comissão responsável pelo projeto receberam a visita do fotógrafo paraense Luiz Braga, na sede do órgão, em Belém. Dez fotografias dele fazem parte do acervo artístico da PGE e retratam as diversas sedes onde a instituição funcionou, desde 1987, nos altos do Edifício Bechara Mattar.

Na ocasião, o artista fez uma análise das condições de conservação das suas peças e viu de perto a necessidade de substituição e restauração do material produzido por ele ao longo de quase trinta anos. Luiz Braga também preencheu as fichas catalográficas de suas fotografias, com vistas a subsidiar a exposição da coleção de obras da PGE. “Em breve, vamos expor a coleção da PGE nas novas instalações do órgão e exibir, não apenas o acervo próprio do órgão, mas também o trabalho de outros artistas, visando estimular, dar destaque e relevância à produção cultural do Estado”, acrescentou Ophir Cavalcante.

O projeto está sendo implementado em diversas fases, de acordo com o seguinte cronograma de ações: levantamento do inventário do acervo cultural da PGE pela Gerência de Patrimônio do órgão, resgate da memória, por meio da catalogação e pesquisa sobre as obras, com o objetivo de produzir um catálogo digital para consultas na página da PGE na internet, análise das condições de conservação das obras de arte, interação com os artistas detentores de direitos autorais, visando eventuais substituições de peças, instalação da curadoria de arte da PGE, com a colaboração de convidados especiais e ampliação do acervo artístico-cultural.

Todas as fases do projeto e a guarda final do acervo da Procuradoria-Geral do Estado serão coordenadas pela Comissão Curadora, composta pelos procuradores, Roland Raad Massoud, Gabriella Dinelly Rabelo Mareco, Gustavo Tavares Monteiro e Myrza Tandaya Nylander Pegado e pela servidora Iêda Andrade Fernandes. Após as fases de levantamento e catalogação, será instalada uma curadoria permanente, que também terá a participação de profissionais ligados aos segmentos artístico e cultural que não atuam na instituição.

Além do fotógrafo Luiz Braga, o acervo da PGE também possui obras dos artistas Brenda Brito, Marinaldo Santos, Carmem Gusmão, José Augusto Toscano Simões e Eliene Tenório.