Hospital Oncológico Infantil promove campanha de doação de sangue
O Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol), em Belém, referência no tratamento de câncer infantojuvenil no Pará, realizará na sexta-feira (25), das 8h às 17h, outra edição da campanha de doação de sangue em parceria com a Fundação Hemopa. Desta vez, a ação será ainda mais especial, com uma programação temática de Páscoa voltada para incentivar a solidariedade e o cuidado com a vida.
A campanha tem como objetivo reforçar os estoques de sangue e garantir o atendimento seguro e contínuo às crianças e adolescentes assistidos pela instituição. Para facilitar a participação da população, a coleta será realizada por uma unidade móvel do Hemopa instalada na parte externa do Hospital, além de um posto fixo montado na recepção principal.
Durante todo o dia, o evento contará com atrações musicais, animação infantil, atividades lúdicas e ações promovidas por voluntários. A iniciativa também oferecerá diversos serviços gratuitos para a comunidade, como parte de uma parceria com a Defensoria Pública do Estado do Pará, entre eles atendimento jurídico, orientações e ações extrajudiciais. Contará ainda com a emissão de documentos, como certidões de casamento, nascimento e óbito; título de eleitor, carteira de trabalho digital, foto 3x4, RG, cadastro de CPF e acesso ao GOV.BR.
A participação é aberta a todos os voluntários que atendam aos critérios para doação. Os interessados devem apresentar um documento oficial com foto, estar bem alimentados, descansados e em boas condições de saúde.
Critérios - Doadores que não puderem comparecer à instituição poderão ir a qualquer posto de coleta do Hemopa e informar o código do Hoiol - 1766.
Para doar sangue é preciso:
Apresentar documento de identidade com foto e assinatura (RG, CNH, CTPS, Passaporte ou cédula profissional de classe);
Ter entre 16 e 69 anos (adolescentes com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal);
Estar bem de saúde e alimentado;
Pesar mais de 50 kg;
Quem teve Covid-19 poderá doar ao completar 10 dias após a cura;
Quem teve contato com pessoas diagnosticadas com a Covid poderá doar após sete dias do último contato;
Quem tomou vacina para Covid-19 - Coronavac - só pode doar após dois dias. Para outras vacinas para Covid-19, a espera é por sete dias, e quem tomou vacina contra gripe deve esperar por 48 horas.
Porta-vozes:
Iê Fernandez - coordenadora da Agência Transfusional
Matheus Bernardes - biomédico