Fapespa lança novo edital do PPSUS para fomentar pesquisas em saúde no Pará
Para apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica, que proponham soluções para os principais desafios da saúde pública no Pará, a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lança na quinta-feira (8) o Edital nº 006/2025 do Programa Pesquisa para o SUS: Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS). A cerimônia, que ocorrerá às 14h, no Centro de Ensino e Treinamento em Saúde da Santa Casa do Pará, em Belém, será aberta a pesquisadores, gestores, profissionais da saúde e demais interessados.
O evento é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o Departamento de Ciência e Tecnologia do Ministério da Saúde (Decit/MS) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A chamada pública é resultado de uma construção coletiva, que envolveu gestores, profissionais do SUS, representantes da sociedade e a comunidade científica, a partir do levantamento de demandas de saúde mais urgentes no Estado. O objetivo é que os projetos aprovados resultem em produtos, processos ou soluções inovadoras com potencial de implementação na Atenção Básica, especializada ou hospitalar do SUS.
Voltado para pesquisadores doutores, vinculados efetivamente a instituições científicas ou de ensino superior sem fins lucrativos, o Edital prioriza propostas que dialoguem diretamente com as necessidades do Sistema Único de Saúde no Pará. A seleção será baseada em critérios técnicos, relevância social e viabilidade de aplicação dos resultados na rede pública de saúde.