Benevides recebe a 13ª Usina da Paz do Pará
O Governo do Estado entrega, nesta sexta-feira (16), a partir das 10h, a nova Usina da Paz do município de Benevides, na Região Metropolitana de Belém. Esta vai ser a 13ª unidade do projeto no Pará. A iniciativa é referência nacional na promoção da cidadania e no enfrentamento à violência.
A nova UsiPaz Benevides vai disponibilizar mais de 70 serviços totalmente gratuitos, em áreas fundamentais para garantir a transformação social da comunidade, como saúde, educação, cidadania, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer.
Localizado na Avenida Martinho Monteiro, no distrito do Murinim, o novo complexo de cidadania estadual teve as obras executadas por meio de parceria entre o Governo do Estado e a empresa Vale.
Assim como as demais Usinas já entregues, o equipamento também vai oferecer uma estrutura moderna e funcional, com salas equipadas para a realização de atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos, cursos profissionalizantes, assistência social, além de outros espaços como ginásio poliesportivo, piscina, quadra aberta, espaço multicultural, entre outros.
Usinas da Paz - As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Estado para promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis do Estado.
O projeto faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Desde 2021, com a entrega da primeira Usina da Paz, os complexos de cidadania já garantiram mais de 9,3 milhões de atendimentos.
Atualmente, 12 Usinas já estão em pleno funcionamento, em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem); nos municípios de Ananindeua, Marituba e Castanhal, na Região Metropolitana; Abaetetuba, no Baixo Tocantins, e Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.
Somente em 2025, o Estado já realizou as entregas das Usinas da Paz de Castanhal, Marabá e Abaetetuba, beneficiando diretamente mais de 616 mil pessoas.
Mais Usinas - Outras 24 novas UsiPaz seguem em construção, nas cidades de Altamira, Bragança, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas (segunda Usina), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém, no distrito de Icoaraci.
Porta-voz: governador Helder Barbalho.