Governo entrega obras de macrodrenagem dos canais da Vileta e Leal Martins
O Governo do Pará entrega na tarde desta quarta-feira (16) as obras de macrodrenagem dos canais da Vileta e Leal Martins, no bairro do Marco, em Belém. Os serviços beneficiam mais de 300 mil pessoas, que residem na área de abrangência da Bacia do Tucunduba, e são contempladas por parte dos investimentos decorrentes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP 30, que ocorrerá na capital paraense em novembro.
Na Vileta, as intervenções incluíram a retificação dos mais de 400 metros do canal e a implantação de novas redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial. Também foram construídas uma ponte e quatro passarelas, e feita a pavimentação asfáltica e o aterramento de quintais.
Na Leal Martins foram reconstruídos 143 metros de leito de canal, com asfaltamento que abrangeu, também, ruas adjacentes. O espaço recebeu ainda redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial, todas estendidas às vias do entorno. Complementam a obra a construção de uma ponte e uma passarela, a urbanização viária da região e o aterramento dos quintais situados às proximidades do canal.
As obras nos canais da Vileta e Leal Martins incluem a macrodrenagem de outros dois canais no bairro do Marco: União, em andamento, e Timbó, entregue pelo Estado em janeiro deste ano. Os investimentos são do Governo do Pará, em parceria com o Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Investimento histórico – O governo do Estado, por meio do maior programa de macrodrenagem da história de Belém, está avançando em uma série de obras de reurbanização de canais, com o objetivo de prevenir alagamentos e melhorar a qualidade de vida de mais de 500 mil pessoas. As intervenções incluem as bacias do Tucunduba, Murutucu, Tamandaré e Una.
Desde 2019, o Estado investiu na requalificação de 17 canais na capital paraense, dos quais 13 são considerados legados da COP 30. Entre as obras entregues, estão os canais do Igarapé Tucunduba, Rua dos Mundurucus, Travessa Timbó, Avenida Cipriano Santos e a primeira etapa do Canal da Avenida Gentil Bittencourt.
Porta-Voz:
Helder Barbalho - governador do Pará