7ª Conferência Estadual das Cidades debate o futuro do desenvolvimento urbano no Pará
Entre os dias 12 e 14 de agosto, Belém será a sede da 7ª Conferência Estadual das Cidades, evento que reúne representantes do poder público, movimentos sociais, setor empresarial, entidades profissionais, acadêmicas e Organizações Não Governamentais (ONGs) para discutir os rumos do desenvolvimento urbano no Pará. O evento começa no Teatro Margarida Schivasappa, a partir das 9h.
Com o tema "Construindo a Política de Desenvolvimento Urbano: caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social", a conferência tem como objetivo selecionar 20 propostas de soluções para demandas em saneamento, mobilidade urbana, habitação, regularização fundiária, transformação digital e território, e sustentabilidade ambiental e transição climática.
Essas propostas serão escolhidas entre as centenas de proposições elaboradas por mais de 100 cidades paraenses que realizaram suas conferências municipais. Em seguida, as soluções serão encaminhadas para a 6ª Conferência Nacional das Cidades, que reunirá as demandas do Pará e as de todos os 27 entes da federação para embasar a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) do país.
A Conferência Estadual é realizada pela Secretaria de Estado das Cidades e Integração Regional (Secir) e por meio do Conselho Estadual das Cidades do Pará (ConCidades-PA) - órgão consultivo e deliberativo que integra a secretaria, com patrocínio da Caixa Econômica e apoio do Ministério das Cidades e da Prefeitura de Belém.
A titular da pasta e presidente do Conselho, Fernanda Paes, afirma que a conferência é uma oportunidade de ouvir a sociedade e formular políticas públicas mais eficazes e sensíveis à realidade das cidades paraenses.
Durante os três dias de evento, serão promovidas mesas de debate, grupos de trabalho e painéis temáticos com especialistas, lideranças comunitárias e gestores públicos, abordando os eixos de trabalho já mencionados.
Serviço:
7ª Conferência Estadual das Cidades do Pará
Data: de 12 a 14 de agosto
Locais: 1º e 3º dia no Teatro Margarida Schivasappa, avenida Gentil Bittencourt, nº 650
2º dia: na Escola de Governança Pública do Pará, avenida Gov. José Malcher, 900
Horário: das 9h às 17h.