Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Governo do Pará realiza 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial

Por João Victor Barra (SEIRDH)
19/08/2025 07h58
Abertura: 20/08/2025 08h00
Encerramento: 21/08/2025 18h00
Local: Cesupa - Campus Alcindo Cacela II
Endereço: Av. Alcindo Cacela, 980 - Umarizal
Contatos: Nucom Seirdh - João Victor Barra (91) 982485416
Nucom Seirdh - Fernanda Graim (91) 982649246

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), realiza, nos dias 20 e 21 de agosto, a 5ª Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial, no Cesupa - Campus Alcindo Cacela II, em Belém.

A Conferência Estadual será um espaço de debate e eleição de prioridades da sociedade civil, reforçando o compromisso do Governo do Pará na criação de políticas públicas para tornar a sociedade cada vez mais igualitária.

O evento contará com a presença de autoridades e representantes da sociedade civil para discutirem a proposição de políticas públicas com a temática “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”.

No dia 20 de agosto, haverá a Conferência Magna com o professor Flávio Gomes sobre o tema “Racismo Estrutural e Políticas de Igualdade Racial no Brasil”. Ele é historiador e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e há décadas pesquisa sobre a existência de quilombos e mocambos, no Brasil., entre os séculos XVIII e XIX.

Ainda na manhã do dia 20, palestram a professora Jacqueline Guimarães, coordenadora do primeiro Comitê Antirracista do Conselho Regional de Serviço Social do Pará (CRESS-PA), que fortalece a luta pela equidade racial na profissão e no atendimento às populações amazônicas, com o tema “Vivências Amazônicas: Justiça Racial e Democracia”; e a professora Zélia Amador de Deus, referência na luta antirracista e pelos direitos da população negra, com o tema “O Estado do Pará e a constituição das Políticas de Igualdade Racial”. 

À tarde, na quarta-feira, os Grupos de Trabalho (GTs) serão formados para a elaboração de propostas para votação.

No dia 21 de agosto, será realizada a votação das propostas elaboradas pelos Grupos de Trabalho (GTs) e eleição de delegados(as) para a etapa nacional. A programação vai contar ainda com uma feira de empreendedores negros e quilombolas.

O evento ocorre depois da realização de 24 conferências municipais que tiveram o apoio do Governo do Pará e do Conselho Estadual de Política de Promoção da Igualdade Racial (Coneppir).

A titular da Seirdh, Edilza Fontes, afirma que a Conferência Estadual é um momento de proposição, de diálogo com o poder público para propostas de políticas públicas.

Etapa Nacional - Durante a Conferência Estadual, serão selecionados 63 delegados que irão participar da 5ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, no período entre 15 e 19 setembro, em Brasília (DF).

Porta-Voz: Edilza Fontes - Secretária de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos