‘Vozes do Escritor Paraense’ celebra literatura, cultura popular e expressões artísticas amazônicas
Juliana Amaral – (91) 99626-7695
Painah Silva – (91) 98099-6583
O quinto dia de programação da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, quarta-feira (20), será dedicado a valorizar a produção literária e cultural do Pará. Com a temática "Vozes do Escritor Paraense", a programação será marcada por apresentações artísticas de escolas da rede pública, encontros literários, rodas de conversa e música, promovendo a identidade e a memória cultural da Amazônia.
As atividades iniciam na Arena Multivozes às 9h30 com apresentações das escolas de rede pública de ensino. A primeira é o Centro de Referência em Educação Infantil Prof. Orlando Bitar (SEDUC) apresentando “Mestre Damasceno: o cortejo carimbúfalo”.
À tarde, a partir das 15h, a programação literária toma conta do evento. O XIII Encontro de Cordelistas da Amazônia promove o sarau “Cantando Cordel: do cinza ao verde – O cordel em defesa da natureza”, reunindo nomes como Márcio Fabiano (SP), Ducarmo Sousa (PA) e Francisco Mendes (PA). Em seguida, às 16h30, a Academia de Letras de Belém apresenta o recital poético “Poesia nas marolas da Baía do Guajará”.
O debate sobre o futuro da leitura ganha espaço às 17h30, na roda de conversa “Política do Livro e da Leitura: Olhares, Avanços e Desafios na sua Implementação”, com a participação de Andreia Couto Ribeiro (DF) e Sonia Santos (PA).
O encerramento será marcado por um bate-papo com os escritores Airton Souza e Pedro Gama, às 19h, seguido de um show musical com Nilson Chaves e Allex Ribeiro, a partir das 20h.
A programação completa está disponível aqui.