Seirdh lança exposição sobre ditadura militar na Amazônia
Rebeca Costa - Ascom Seirdh / (91) 98530-3057
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), vai lançar, às 18h, desta quinta-feira (2), a exposição “Charges do Resistência”. A mostra integra a 3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, realizada no ICJ (Instituto de Ciências Jurídicas) e ICSA (Instituto de Ciências Sociais Aplicadas), da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Belém
O projeto faz parte do programa Cidadania, Memória, Justiça e Direitos Humanos e tem como objetivo apresentar a história da ditadura militar na Amazônia a partir das charges publicadas no Jornal Resistência, veículo alternativo criado pela Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SDDH), em oposição ao regime militar.
Ao todo, a mostra reúne 28 charges históricas, selecionadas e organizadas em um trabalho conjunto entre a Seirdh, a professora Anna Júlia Lustosa e pelos jornalistas Paulo Roberto Ferreira e Walter Pinto.
Depois da exposição durante a 3ª Conferência Estadual de Direitos Humanos, o projeto seguirá em formato itinerante, circulando em escolas, universidades e Usinas da Paz. A expectativa é que a mostra alcance cerca de 10 mil pessoas, entre estudantes do ensino médio, universitários, professores e representantes de movimentos sociais, promovendo reflexão e conscientização sobre os direitos humanos e a importância da democracia.
Porta-voz: Edilza Fontes - Secretária de Igualdade Racial e Direitos Humanos do Pará (Seirdh)