XVII Concurso Doris Azevedo para Jovens Musicistas premia estudantes de música em Belém
A Fundação e o Instituto Estadual Carlos Gomes realizam, nesta sexta-feira (31), às 18h30, na Igreja de Santo Alexandre, em Belém, a cerimônia de premiação dos vencedores do XVII Concurso Doris Azevedo para jovens musicistas. Após a divulgação dos ganhadores das categorias, os músicos vencedores da edição de 2023 vão se apresentar junto com a Orquestra Sinfônica Carlos Gomes. A programação é gratuita.
A 17ª edição do Concurso Doris Azevedo para Jovens Musicistas ofereceu, este ano, as categorias: incentivo, juvenil, técnico, avançado, música de câmara e jovens solistas. Os candidatos de cada categoria participaram de seletivas com uma banca avaliadora, que estabeleceu critérios e condições de participação específicas para cada categoria.
Sobre o concurso
Criado pela professora de piano e canto lírico Doris Azevedo (1927-2021) , docente do antigo Conservatório Carlos Gomes, o concurso tem como objetivo valorizar e fomentar o talento de estudantes e profissionais da música em Belém, promovendo o desenvolvimento artístico e a troca cultural entre os participantes.
A edição deste ano é aguardada pelos jovens músicos que se inscreveram no concurso, pois em 2025 o Instituto Estadual Carlos Gomes comemora 130 anos de criação, tornando ainda mais especial a realização do certame, que já faz parte do quadro tradicional de eventos da instituição.
