HRPT celebra talento de paciente com exposição de arte
A expressão artística é uma das ferramentas mais sensíveis utilizadas pelo ser humano para expressar sentimentos. O Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) tem a honra de poder cuidar da saúde de um jovem que, através de formas e cores, registra a rotina de casa até a maior unidade de saúde do sudoeste paraense.
Desde 2017, Fernando Bispo, de 20 anos, que é acompanhado pelos serviços de Neurologia e Multiprofissional do HRPT, já fez mais de 100 desenhos. Nas pinturas, o jovem com Transtorno do Espectro Autista (TEA), cria um mundo particular onde médicos, enfermeiros, técnicos, psicólogos e demais colaboradores que emprestam cuidado se tornam uma rede de amigos.
Os desenhos também retratam a família de Fernando, as ruas por onde ele passa até o hospital e detalhes, como o ônibus que serve de transporte para ele, a mãe e o irmão mais velho, José Mário, também paciente da unidade.
Silvânia Oliveira Bispo, a mãe, relata que todas as vezes que chega ao HRPT, a primeira coisa que faz é se dirigir à sala do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU-Ouvidoria), onde pede papel, caneta e lápis de cor. “Ele pede para ficar aqui com as meninas porque fica mais tranquilo”, explica. A atividade vai além de um passatempo e faz parte da terapia, como explica a psicóloga Fernanda Lago. “Ele usa os desenhos como mensagens de proteção e segurança”.
Aproveitando o clima natalino, o Hospital da Transamazônica quer dividir com você essa experiência, por isso, convida colegas da imprensa local para uma exposição dos desenhos desenvolvidos pelo jovem. O evento, que reforça o trabalho humanizado oferecido pelo HRPT, ocorre nesta quarta-feira, 24 de dezembro, às 9h, no hall de elevadores do HRPT, 1º piso.
Porta-vozes:
- Thais Oliveira – supervisora do Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU-Ouvidoria)
- Rosivania Barros – diretora Assistencial
- Fillipe Okada – diretor Administrativo
- Fernanda Lago – psicóloga
- Silvânia Oliveira Bispo – mãe do Fernando
