Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Estado autoriza construção da segunda Usina da Paz de Ananindeua

Por Matheus Rocha (SEAC)
02/01/2026 13h20
Abertura: 03/01/2026 10h00
Encerramento: 03/01/2026 11h00
Local: Ananindeua
Endereço: Av. Zacarias de Assunção, nº 590, entre Rua Zumbi dos Palmares e Passagem Antônio Pol - Distrito Industrial.
Contatos: Ronan Frias - 91 99116-3667

O Governo do Pará assina, neste sábado (3), a partir das 10h, a ordem de serviço que autoriza a construção da segunda Usina da Paz de Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A iniciativa integra as celebrações pelos 82 anos do município e amplia a política estadual de transformação social, reforçando a presença do Estado com a oferta de serviços gratuitos voltados à cidadania, saúde, educação, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer.

A nova unidade do maior programa de cidadania da América Latina será construída em uma área de 27 mil metros quadrados, localizada na Avenida Zacarias de Assunção, no bairro Distrito Industrial. O equipamento público atenderá moradores de diversos bairros do município, garantindo acesso a uma estrutura moderna e multifuncional, com a oferta de mais de 70 serviços destinados a públicos de todas as idades. A obra representa mais um avanço no fortalecimento da rede de proteção social e na ampliação de oportunidades para a população.

Atualmente, os moradores de Ananindeua já contam com a estrutura e os serviços ofertados pela Usina da Paz Prof. Amintas Pinheiro, localizada no bairro do Icuí-Guajará. A unidade foi entregue em outubro de 2021 e já garantiu mais de 1 milhão de atendimentos à comunidade local.

Usinas da Paz

As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Pará com o objetivo de promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em regiões vulneráveis, por meio da oferta de serviços gratuitos em áreas como saúde, educação, qualificação profissional, esporte, cultura, cidadania e lazer. O projeto integra o Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e, desde 2021, quando foi entregue a primeira unidade, já garantiu mais de 11,4 milhões de atendimentos.

No contexto da segurança pública, as Usinas da Paz contribuem para reduções expressivas nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas áreas onde estão inseridas, com percentuais que chegam a 90% de queda, indicando eficácia na promoção da segurança pública e na melhoria da qualidade de vida.

O Pará já conta com 20 Usinas da Paz entregues e em operação, sendo cinco localizadas na capital (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e outras 15 em municípios da Região Metropolitana de Belém e do interior: Ananindeua (Icuí-Guajará), Marituba, Benevides, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Moju, Bragança, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tucuruí, Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás.

Porta-vozes: governador Helder Barbalho; vice-governadora Hana Ghassan.