Música nos Museus promove recital com Quarteto de Câmara em Belém
Na próxima quinta-feira (26), a Fundação Carlos Gomes promove mais uma apresentação artística do projeto Música nos Museus. O recital com o grupo Quarteto Câmara Paraense será realizado às 17h, no Palacete Bolonha, com entrada franca.
O recital marca a segunda apresentação da temporada de 2026, que realiza apresentações com grupos artísticos formados por professores e técnicos em música, alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes e músicos convidados.
No repertório intimista, próprio para a formação de câmara, os músicos Jonathan Guimarães (flauta), Marcos Cohen (clarineta), Thiago Lopes (clarineta), Sóstenes Siqueira (trompa) e Herson Amorim (clarone) vão interpretar as músicas: Castelo Rá-Ti-Bum (abertura), Pedras que cantam, Sítio do Pica-Pau Amarelo, Aquarela, Pela luz dos olhos teus, Chorando se foi, entre outros clássicos da música popular brasileira.
Quarteto Câmara Paraense - Formado por instrumentistas e educadores vinculados ao Instituto Estadual Carlos Gomes e à Universidade Federal do Pará, o Quarteto Câmara Paraense possui um interesse especial em explorar profundamente o repertório brasileiro.
O grupo traz ao público uma experiência de música de câmara inovadora. Através de uma formação incomum - flauta, clarinete, trompa e clarone -, o grupo trabalha com obras escritas, arranjadas e adaptadas por seus próprios integrantes, através de encomendas ou obras dedicadas ao quarteto, proporcionando uma vivacidade singular à música apresentada e adicionando uma nova perspectiva aos tradicionais concertos.
Música nos Museus - Promovido pelo Governo do Pará, por meio da Fundação Carlos Gomes, o Música nos Museus é realizado em parceria com o Sistema Integrado de Museus e Memorais (SIMM), da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Prefeitura de Belém e outras instituições do Estado. O projeto proporciona ao público apresentações musicais gratuitas em museus e espaços culturais da capital paraense, garantindo ao público o acesso à cultura e à música clássica.
