Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Estado entrega Policlínica e Natea em Santarém e amplia acesso à saúde no Baixo Amazonas

Por Governo do Pará (SECOM)
31/03/2026 11h00
Abertura: 01/04/2026 17h00
Encerramento: 01/04/2026 18h00
Local: Policlínica, em Santarém.
Endereço: Avenida Moaçara, 66, Floresta. 
Contatos: Ana Thaynara - 91 99215-3018

O Governo do Pará entrega nesta quarta-feira (1º) à população de Santarém a nova Policlínica e o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) Baixo Amazonas. A medida governamental fortalece a rede pública de saúde e amplia o acesso a consultas, exames e atendimentos especializados no Oeste do Estado. A agenda oficial será presidida pelo governador Helder Barbalho, às 17h. 

A unidade tem capacidade para realizar mais de 570 mil atendimentos por ano, incluindo mais de 414 mil exames e procedimentos, além de cerca de 103 mil consulta ambulatoriais.

Com estrutura moderna e integrada, a Policlínica contará com 12 consultórios, salas para exames de média e alta complexidade, como tomografia, ressonância magnética, mamografia, ultrassonografia e endoscopia, além de espaços para pequenos procedimentos cirúrgicos, coleta laboratorial e recuperação pós-exames. 

A unidade reunirá ainda 36 especialidades médicas e multiprofissionais, contribuindo para reduzir filas, agilizar diagnósticos e descentralizar o atendimento especializado.

O novo equipamento de saúde passa a integrar a rede estadual de policlínicas, modelo que vem reorganizando o fluxo da assistência e ampliando o acesso à saúde especializada em diversas regiões do Pará.

Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista

Integrado à Policlínica, o Natea terá entrada independente e estrutura voltada ao cuidado humanizado de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), com seis salas de atendimento multiprofissional, sala multiuso e jardim sensorial, ambiente planejado para estimular os sentidos, promover regulação emocional e incentivar a integração social.

O acesso aos serviços será realizado por meio de regulação estadual, com encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde e agendamento prévio, garantindo organização, equidade e atendimento direcionado às necessidades da população.

Mais investimentos - Em Santarém, também será entregue o novo aparelho de Ressonância Magnética para o Hospital Regional do Baixo Amazonas. O equipamento, que representa um investimento de mais de R$ 5 milhões, passa a integrar o Centro de Diagnóstico por Imagem da unidade e fortalece a assistência de média e alta complexidade.

Porta-voz: governador Helder Barbalho