Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

IDEFLOR- Bio promove 1º Floresta Pará 2022, evento Carbono Neutro

Por Aldirene Gama (SEDEME)
04/11/2022 09h35
Abertura: 08/11/2022 19h00
Encerramento: 10/11/2022 22h00
Local: Teatro Maria Sylvia Nunes,
Endereço: Avenida Boulevard Castilho França- Estação das Docas
Contatos: Aldirene Gama - Ascom /Ideflor-Bio: (91) 98134-8500/(91) 98175-6383

O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (IDEFLOR-Bio) realiza nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no teatro Maria Sylvia Nunes, na Estação das Docas, em Belém, o 1º Floresta Pará 2022, evento Carbono Neutro, que terá como tema: “Caminho para a sustentabilidade”.

A primeira edição do evento objetiva integrar os diversos segmentos que promovem o uso sustentável dos recursos florestais e a socialização do conhecimento técnico, científico, cultural e de saberes, com vistas à expansão do desenvolvimento sustentável de base florestal no estado. A cerimônia de abertura ocorrerá às 19h do dia 8 de novembro.

A realização de um evento Carbono Neutro busca, por princípio, demonstrar de forma prática e simples que a sustentabilidade pode ser alcançada a partir de ações integradas. O "Floresta Pará'' vem com o compromisso de ser Carbono Neutro, nesse sentido, as emissões do CO2, que não puderem ser evitadas, serão quantificadas e, em seguida, neutralizadas por meio de compensação ambiental na mesma proporção em projetos geradores de créditos de carbono certificados.

Durante todo o evento serão inventariadas as fontes de emissão de gases de efeito estufa, das atividades necessárias para a realização do evento que inclui montagem de stands, deslocamento das equipes de trabalho, dos palestrantes, participantes e a desmontagem final.

As principais fontes de emissões de dióxido de carbono (CO2) estão no consumo de combustíveis fósseis utilizados em geradores de energia e preparo de alimentos, energia elétrica e, principalmente, no transporte de materiais e pessoas.

Para compensar as emissões, o evento conta com o selo Evento Neutro contendo QR CODE direcionado ao projeto ambiental cedente emitido pela empresa de ações sustentáveis “Eccaplan”, o qual atestará ser um “Evento Neutro”.

No evento importantes debates sobre modelos sustentáveis de produção, serão discutidos, por meio de mesas redondas e painéis. Conferencistas, convidados, expositores e visitantes estarão reunidos em busca da construção de mecanismos que contribuam para o aumento da produtividade florestal em todas as suas potencialidades, visando desenvolver e qualificar a gestão e o uso sustentável dos bens e serviços da floresta, além de estruturar a cadeia de negócios e fortalecer a rede de prestação de serviços florestais.

A programação técnico-científica ocorrerá de forma híbrida nos dias 9 e 10/11 e abordará  relevantes temas como o uso sustentável dos recursos naturais, com foco na "Floresta e os serviços ecossistêmicos”, “Povos e comunidades tradicionais da floresta”, "Potencial da Bioeconomia da floresta: diversidade, produtividade e mercado, "Estratégias econômicas para produção e conservação em florestas públicas", "Produtos madeireiros da floresta: diversidade, produtividade e mercado", "Mineração, Desmatamento e Mudanças Climáticas", “Restauração florestal” e outros. Participam dessas atividades pesquisadores renomados e especialistas de instituições de várias regiões do país.

O evento conta, ainda, com uma atrativa programação cultural, além de visitação guiada para conhecer as belezas naturais da Unidade de Conservação (UC) Parque Estadual do Utinga "Camillo Vianna", com ônibus saindo da Estação das Docas, nos dias 9 e 10 de novembro às 9h, com disponibilidade de 30 vagas. 

Para participar, basta acessar o site http://www.florestapara.com.br

Programação

09 de novembro - (quarta-feira)

8h30 às 10h

Mesa redonda: A Floresta e os serviços ecossistêmicos.

Palestrantes: Philip Fearnside (INPA) (virtual) e Erika Pinto (IPAM)

Moderação: Alessandro Carioca (Embrapa)

10h30 às 12h

Mesa redonda: Povos e comunidades tradicionais da floresta.

Palestrantes: Nazaré Reis (Rede Bragantina de Economia Solidária Artes & Sabores) e Edilene Silva (Comitê de Desenvolvimento Sustentável de Porto de Moz) (virtual)

Moderação: Alison Castilho (IEB)

14h às 16h

Mesa redonda: Potencial da Bioeconomia da floresta: diversidade, produtividade produção e mercado.

Palestrantes: Yago Borges (SEMAS), Danilo Fernandes (UFPA), Arimar Feitosa Rodrigues (COMFLONA), José Ivanildo Gama (CNS) e Cindy Luyne Vaz Ornela (Banpará)

Moderação: Edivan Carvalho (IPAM)

16h30 às 18h

Mesa redonda: Estratégias econômicas para produção e conservação em florestas públicas.

Palestrante: Cristina Galvão Alves (SFB) (virtual), Socorro Almeida (IDEFLOR-Bio) e Jaqueline Ferreira (Instituto Escolhas)

Moderação: Iranilda Moraes (IDEFLOR-Bio)

20h às 22h - Roda de conversas - Desafios da Engenharia Florestal no Pará - (APEF)

 

10 de novembro - (quinta-feira)

8h30 às 10h

Mesa redonda: Floresta e produção: bens e serviços.

Palestrantes: Maria Tereza Uille (Instituto Clima) e Milton Kanashiro (Embrapa)

Moderação: Gil Mendes Sales (IDEFLOR-Bio)

10h30 às 12h

Painel: Produtos madeireiros da floresta: diversidade, produtividade, produção e mercado.

Palestrantes: Deryck Martins (FIEPA), Murilo Souza Araújo (UNIFLORESTA) e Daniel Bentes (CONFLORESTA)

Moderação: Gracialda Ferreira (IDEFLOR-Bio)

14h às 16h

Painel: Mineração, Desmatamento e Mudanças Climáticas.

Palestrante: Tasso Mendonça Jr. (ANM), Luis Maurano (INPE) (virtual) e Lise Tupiassu

(UFPA) (virtual)

Moderação: Marcelo Moreno (SEMAS)

16h30 às 18h

Mesa redonda: Restauração Florestal

Palestrante: Mayra de Nazaré Barral das Neves (Hydro), Marcelo Arco-Verde (Embrapa

Florestas) (virtual) e Ima Célia Vieira (MPEG)

Moderação: Walmer Bruno Martins (UFRA)

 

Programação cultural

08/11 - DANÇA - 18h

Grupo/artista: DANÇART (Companhia de dança de Marituba – Espetáculo Amazônia)

Imaginária.

09/11 - MÚSICA - 17:30h

Grupo/artista: Mário Mousinho e Banda - Canções Amazônicas

10/11 - MÚSICA - 17:30h

Trio Manari e Andrea Pinheiro - Sons da Floresta