Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Governo do Estado dá início a vacinação da Pfizer Bivalente em Belém nesta terça-feira (28)

Por Laís Menezes (PC)
28/02/2023 15h16
Abertura: 28/02/2023 17h00
Encerramento: 28/02/2023 18h30
Local: Unidade Básica de Saúde da Pedreira
Endereço: Av. Pedro Miranda, 1346 - Pedreira, Belém
Contatos: Email - ascomsespa@gmail.com

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), vai realizar, às 17h desta terça-feira (28), na Unidade de Saúde da Pedreira, em Belém, um ato simbólico dando início a aplicação da dose de reforço da Pfizer Bivalente. O evento vai contar com a presença do governador Helder Barbalho e do  secretário de saúde da Sespa, Rômulo Rodovalho.

A Pfizer Bivalente imuniza contra mais de uma variante e é destinada inicialmente a grupos prioritários, que nesta primeira fase  terá como público-alvo pessoas com mais de 70 anos, idosos vivendo em instituições de longa permanência, pessoas imunocomprometidas e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas. 

Na segunda fase, estão pessoas de 60 a 69 anos de idade. Na terceira etapa serão as gestantes e puérperas. Na quarta fase vão ser os trabalhadores de saúde. E na quinta, pessoas com deficiência permanente.

A vacina bivalente é considerada uma dose de reforço, portanto, para receber o imunizante é preciso estar com o esquema vacinal básico em dia, tendo a última dose tomada há mais de quatro meses. Quem ainda não tiver iniciado o esquema vacinal ou estiver atrasado, deve buscar as vacinas monovalentes originais para estar apto a tomar a vacina bivalente quatro meses depois.

Ao todo, já foram recebidas 213.800 mil doses da Pfizer bivalente pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e distribuídas para mais de 120 municípios. Está previsto para chegar, ainda esta semana ao Estado, uma nova remessa da vacina bivalente, com cerca de 387.700 doses do imunizante, essas doses deverão ser encaminhadas aos municípios que compõem a 7º e 8º Regionais de Saúde. As vacinas são enviadas pelo Ministério da Saúde aos estados, que distribuem as doses aos municípios, que por sua vez são os responsáveis pela campanha de aplicação das vacinas.