Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Fundação Cultural do Pará lança edital para produção audiovisual

Por Manuela Oliveira (FAPESPA)
06/03/2023 17h43
Abertura: 07/03/2023 11h00
Encerramento: 08/03/2023 16h00
Local: Fundação Cultural do Pará
Endereço: Avenida Gentil Bittencourt, nº 650, bairro Nazaré
Contatos: Manuela Oliveira- 99105-9848
Álvaro Frota- 99637-6134

O governo do Estado, por meio da Fundação Cultural do Pará (FCP), lança nesta terça-feira (07), as 11 h, o nono edital do Programa #CulturaPará, o 1º Festival de Cinema Açaí, que exibirá mostras no Cine Líbero Luxardo e já está com inscrições abertas até 29 de abril. O edital ainda visa promover a formação de novas plateias, oferecendo acesso gratuito às produções.

Serão premiadas até 36 produções audiovisuais, divididas nas categorias de curta, média e longa-metragem. As criações têm de ser inéditas, em qualquer gênero e formato. Estão aptas à inscrição obras disponibilizadas e exibidas dentro de programações presenciais e on-line de mostras, festivais, exibições especiais, com tempo diminuto e determinado.

As obras contempladas no edital ficarão licenciadas para exibição pelo prazo de dois anos, para serem exibidas em eventos da Fundação ou na programação do Cine Líbero Luxardo, bem como na plataforma da Sala Virtual. O Festival está previsto para ocorrer no período de 01 a 09 de agosto próximo.

Para a inscrição, as obras devem estar dispostas em plataformas como Youtube, Vimeo, provedores de aplicação de conteúdo público, em formato digital, com a indicação do endereço internet (link) no formulário de inscrição. Todas e quaisquer dúvidas serão esclarecidas, exclusivamente, pelo e-mail acaifestivalfcp@gmail.com.

Pacote- O 1º Festival de Cinema Açaí faz parte do pacote de editais #CulturaPará, que busca valorizar artistas por todo o Estado. Estão previstos mais seis certames para este ano. O pacote tem investimento superior a R$ 15 milhões, valor cinco vezes maior que em gestões anteriores.

O programa ainda prevê a inclusão de categorias voltadas para literatura indígena, negra, feminina e LGBTQIA +. Cerca de 200 projetos contemplados devem ser desenvolvidos nas Usinas da Paz. Haverá mostras de dança, teatro e música, além de exposições de pintura e artesanato.

Neste ano também já foi lançado o edital de Obras Literárias e de Não-Ficção, que divulgará 63 obras inéditas, escritas em língua portuguesa, como romances, dramaturgia, cultura popular e gastronomia. A Fundação também tem concurso para artistas iniciantes, o Prêmio Novos Contemporâneos, que reconhece e incentiva a produção artística emergente nas diferentes regiões da Amazônia paraense.

Para os projetos audiovisuais, os principais editais são Mergulho FCP 2023, com ocupação na Casa das Artes, e o 1º Festival de Cinema Açaí, que exibirá mostras no Cine Líbero Luxardo. Além desses, a Fundação lançou o certame voltado para pesquisa artística, o Prêmio FCP de Pesquisa e Experimentação Artística, que como objetivo incentivar a investigação e a experimentação artística inédita de práticas e poéticas contemporâneas nas diferentes regiões do território paraense.