Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
HABITAÇÃO

Cohab entrega 100 títulos de propriedade para famílias de Castanhal nesta sexta (31)

Por Ronan Frias (DETRAN)
30/03/2023 08h22
Abertura: 31/03/2023 11h00
Encerramento: 31/03/2023 12h00
Local: Castanhal
Endereço: Avenida dos Universitários s/n - Jaderlândia, em frente ao Residencial Santa Lídia. Castanhal .
Contatos: Comunicação Cohab: (91) 9 9116-3667

Nesta sexta-feira (31), o governador Helder Barbalho, por meio da Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab), entregará 100 títulos de propriedade com registro em cartório para famílias pré-selecionadas que moram no núcleo Jaderlândia, na cidade de Castanhal, localizada na região nordeste paraense. A entrega irá priorizar o público feminino, já que em 79% dos títulos emitidos pela Cohab, consta o nome de uma mulher. O evento será realizado a partir das 11h, na área central do município.

O projeto Jaderlândia é um dos pontos focais de regularização fundiária urbana no Pará. O Núcleo Urbano contemplado possui uma área de 1.604.748,29 m². Para facilitar e organizar a execução das ações em campo, a poligonal onde os trabalhos se concentram foi dividida em dez setores. Essa será a quarta vez que a Cohab realiza entregas de títulos registrados para os moradores do Jaderlândia.

De acordo com a Cohab, com a ação desta sexta-feira, a atual gestão estadual totalizará a entrega de 1.403 títulos de propriedade com registro em cartório para famílias moradoras de Castanhal, desde de 2019. No mesmo período, a Companhia de Habitação alcançou também as cidades de Marabá e Redenção, totalizando 2.742 famílias beneficiadas com ações de regularização fundiária no Pará.   

O projeto de regularização foi desenvolvido pela Cohab e encaminhado para aprovação e emissão da Certidão de Regularização Fundiária pela Prefeitura Municipal de Castanhal. Em seguida, toda a documentação foi encaminhada ao cartório para registro da cidade, onde os títulos foram registrados no nome dos beneficiários. As equipes vão dar continuidade às análises dos demais setores para que, em breve, novas entregas sejam realizadas. 

A regularização fundiária é importante para garantir segurança jurídica aos ocupantes que se tornam proprietários, além do documento atestar a metragem e localização exata do imóvel. A titularidade também agrega valor de mercado e permite acesso a linhas de crédito que utilizam a propriedade como garantia legal.