Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Uepa entrega XXIII campus no Pará, desta vez, em Parauapebas

Por Marília Jardim (UEPA)
08/09/2023 13h56
Abertura: 11/09/2023 15h30
Encerramento: 11/09/2023 16h30
Local: Campus XXIII da Universidade do Estado do Pará
Endereço: Avenida do Duane Silva Souza, S/N, Rodovia PA 275, no Bairro Zona Rural
Contatos: Ascom Uepa (91) 98112.0744

Na próxima segunda-feira, 11, às 15h30, ocorrerá a cerimônia de entrega do campus XXIII da Universidade do Estado do Pará (Uepa), em Parauapebas. O prédio foi erguido por meio de parceria entre o governo do Estado, a prefeitura municipal de Parauapebas e a empresa Vale, a partir de demanda da sociedade civil do município. Cerca de 300 alunos da graduação e pós-graduação serão atendidos na nova unidade.  

Com 4.554,57 m² de área construída, o campus fica na Rua A, no bairro Cidade Nova, com  uma estrutura moderna, ampla e acessível. São dois pavimentos com ambientes como oito salas de aula, três laboratórios de informática, seis laboratórios, um setor administrativo, uma biblioteca, uma sala multiuso e seis salas de tutoria.

O prédio tem, também, uma sala de estudo, uma sala para mestrado, uma sala de tecnologia da informação (TI), quatro coordenadorias, uma sala de esterilização, duas salas de armazenamento, três reprografias, duas lanchonetes, três depósitos de material de limpeza (DMLs), três banheiros masculinos e três femininos, três banheiros masculinos e três femininos para PcD.

A partir da entrega do prédio, as aulas que eram ministradas no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), por meio de convênio firmado com a Prefeitura Municipal, passarão para o campus. Serão ofertados os cursos de graduação: Licenciatura em Matemática, Ciências Biológicas, Engenharia de Software e Enfermagem. Também serão oferecidos cursos de especialização em Gestão Pública, Saúde Coletiva, Educação Ambiental, Teorias e Metodologias na Educação Básica e Geoprocessamento, além de mestrado em Ensino de Matemática, Ensino e Saúde na Amazônia e Ciências Ambientais.

O novo campus também receberá os calouros de Parauapebas aprovados no Processo Seletivo (Prosel) 2023 da Uepa, nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Engenharia de Software e Fisioterapia.

A entrega do novo do campus XXIII reforça a relevância da Uepa no papel de interiorizar a formação superior no Pará. A Universidade está presente em 11 das 12 regiões de integração do estado, com campi físicos e atividades desenvolvidas em mais de 70 municípios, por meio de programas como o Forma Pará, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Programa Nacional de Formação de Professores (Parfor). Assim, a instituição se firma como uma das mais interiorizadas do Brasil.

Sugestões para entrevistas:

Governador do Pará, Helder Barbalho

Reitor da Uepa, Clay Chagas