Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Vozes da Baixada ecoam na programação da 26ª Feira do Livro e das Multivozes

Por Iego Rocha (SECULT)
11/09/2023 22h37
Abertura: 12/09/2023 09h00
Encerramento: 12/09/2023 21h00
Local: Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Endereço: Av. Doutor Freitas, s/n, bairro do Marco
Contatos: Iego Rocha: (91) 98023-6473

As "Vozes da Baixada" serão ecoadas nesta terça-feira (12), durante a 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro. Na Arena Multivozes, as 9h30, a programação começará com o tema “Influencer Digital na Baixada”. Júlia Passos conduzirá a conversa junto com Darlan Wesley e Lawey Costa, analisando o impacto dessas vozes nas transformações locais, com intervenção artística de Yuri Verbo, Bia Parawara e Zac Mc.

A  arena será o palco, as 14 h, do programa Sem Censura, da TV Cultura do Pará. Glenda Beatriz e Alan Furtado debatem, as 16h30, a relação entre “Arte e Pertencimento”, com mediação de N.a.z.a.s. O Coletivo Battle Girl Power comanda, as 17h30,  a “Batalha de Rimas”. O coletivo é composto por Laís Sweeto, Ruth Clark, Layse Uyara, Sara Notx, Awazonia e Arllan Trindade.

A programação da Feira abre espaço, as 18 h, para o lançamento de 19 editais da Lei Paulo Gustavo, que totalizam mais R$ 23 milhões. Os recursos são destinados a prêmios e projetos de produção, formação, circulação, fruição e fomento para os seguintes segmentos: Artes Visuais; Artesanato; Circo; Cultura Afro-brasileira; Cultura Alimentar; Cultura Digital; Cultura Gospel; Cultura Urbana e Periférica; Culturas Indígenas; Culturas Populares; Dança; Livro e Leitura; Moda e Design; Museus e Memoriais de Base Comunitária; Música; Patrimônio Imaterial; Patrimônio Material; Pontos e Pontões de Cultura e Teatro.

A discussão sobre as "Potências Negras" ocorrerá as 18h30, com Nic Dias e Maynara Santana, destacando a influência e a celebração dessas contribuições na cultura local. A mediação é de Vanessa Mendonça. E encerrando a programação da Arena Multivozes, as 19h30, Clementino Júnior (RJ) e Nay Jinkings compartilharão experiências cotidianas da metrópole e da cultura periférica da baixada, com mediação de Preto Michel.

A Arena das Artes também estará ativa, complementando a experiência cultural, das 9h30 às 19 h. A programação iniciará com a leitura dramatizada "Educação Ambiental Já", seguida por apresentações de danças e teatro. O grupo "Icoaraci Crew" encerrará as 19 h. A partir de 19h30 se apresentarão na Arena Amazônia os artistas locais Zek Picoteiro e Potentes do Brega,  e Victor Xamã convida Nic Dias, Sumano.