Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR realiza programação do 2º Eco Day nesta sexta-feira (15)

Por Pallmer Barros (CIIR)
12/09/2023 08h37
Abertura: 15/09/2023 08h45
Encerramento: 15/09/2023 12h00
Local: Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) - Auditório, 3º andar
Endereço: Rodovia Arthur Bernardes, nº 1.000, em Belém.
Contatos: Vera Rojas: 98399-0599 / Pallmer Barros: 9929-15245

A partir das 8h40 da próxima sexta-feira (15), em Belém, a Comissão de Sustentabilidade do Centro Integrado de Inclusão Reabilitação (CIIR), promoverá, o 2º CIIR Eco Day, evento que tem a finalidade de celebrar o incentivo à preservação do meio ambiente e da vida no planeta, reunindo em apenas um dia, várias datas comemorativas, com destaque ao Dia da Amazônia, festejado no dia 5 de setembro. 

Entre as atividades programadas estão oficinas e rodas de conversas a serem realizadas simultaneamente, em vários espaços do Centro de Reabilitação, para promover consciência, educação ambiental e sustentabilidade com práticas empreendedoras e terapêuticas junto a reabilitandos, acompanhantes e profissionais.

Preservação - O CIIR conduz diversos projetos, entre eles, a Feira Sustentável que tem o intuito de valorizar o comércio de sustentabilidade oriundos de reaproveitamento, como o ecobiju e Vitrofusão; o “Canteiro com a Comunidade”, incentiva a um plantio de mudas em pneus personalizados em áreas urbanas; além da oficina de produção de sabão ecológico, ação que garante preservação ao meio ambiente, pois a atividade ambiental ensina que, após o uso do óleo de cozinha na produção alimentar, ele pode ser reaproveitado na fabricação caseira de sabão para uso de higiene geral, como lavar louças.

Confira a programação:

- Bom Dia CIIR, às 8h40, nos Blocos B, C e D. 

- Contação de história “Sonho de Naná”, em frente à capela, às 9h30.

- Oficina de Ecobiju, no Bloco C, das 9h às 12h. 

- Oficina de Cultivo, no Jardim Sensorial, das 9h às 11h. 

- Oficina de Compostagem, no Bloco C, das 9h às 11h.

- Oficina de Reaproveitamento de Alimentos, na Casa Funcional, das 9h às 11h.

- Oficina de confecção de fantoches, na área externa do CIIR, na Orla, às 9h.

- Palestra e roda de conversa - "Lixo nas Ruas: Um Desafio Global", no Auditório da instituição, das 9h às 10h30.

- Pocket show sustentável com os alunos da Oficinal de Música, no Bloco C, às 11h.

- Feira CIIR EcoDay de Demonstração de Economia Circular e venda de produtos sustentáveis, no Bloco C, das 9h às 12h. 

Estrutura - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER). 

Serviço: O CIIR é um órgão do governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.