Setur premia com Troféu Carlos Rocque as embarcações vencedoras do Círio Fluvial 2023
A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) vai premiar os vencedores do 36º Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial do Círio de Nazaré, na manhã desta quinta-feira (19), às 10 horas, no auditório Eneida de Moraes, no Palacete Faciola, em Belém.
A premiação e entrega do Troféu Carlos Rocque são uma realização da Setur, com o apoio de segurança da navegação da Marinha do Brasil e Capitania dos Portos.
Durante a procissão do Círio das Águas, realizada no sábado dia 07 de outubro, as embarcações concorreram em duas categorias: Categoria A - Embarcações regionais, que inclui cascos de madeira ou aço com dois ou até três conveses e normalmente transportam passageiros em rede para diversas localidades da região amazônica, e também a Categoria B - Outros Tipos de Embarcações, composta por ferry boats, balsas, empurradores, iates, lanchas, veleiros, pesqueiro, entre outras.
Serão premiados os três primeiros colocados em ambas as categorias, além dos decoradores das respectivas embarcações.
Os jurados atribuíram notas de 01 a 10 pontos para cada concorrente, nos seguintes itens de julgamento: Ornamentação Religiosa; Postura da Tripulação; e Obediência, horário e percurso do cortejo, ou seja, a segurança na navegação.
História - A primeira Romaria Fluvial foi promovida pela Companhia Paraense de Turismo (Paratur), com saída do Trapiche de Icoaraci, no dia 8 de outubro de 1986. O idealizador da procissão foi o presidente da Paratur na época, o historiador Carlos Rocque. O primeiro Círio das Águas foi acompanhado por cerca de 30 barcos. Atualmente, cerca de 400 embarcações participam da Romaria Fluvial.